O Adobe Photoshop , programa desenvolvido pela Adobe, tornou-se referência quando o assunto é edição de imagens. O programa oferece centenas de ferramentas e possibilidades de edição. Por isso mesmo a própria Adobe possui alguns manuais que ajudam os iniciantes a se familiarizar com o programa e suas opções.

Três dicas para fazer o Photoshop ficar mais rápido

Confira agora algumas das principais funções da Toolbox do Adobe Photoshop CS3.

Photoshop CS3 foi uma das versões mais famosas do editor (Foto: Divulgação/Adobe)

Abrindo a caixa de ferramentas

O Photoshop CS3 possui um menu chamado “Toolbox” ou, numa tradução literal, “caixa de ferramentas”. Nesta caixa o usuário tem à disposição 22 ferramentas, cada uma cumprindo uma função diferente no programa.

A Toolbox pode ser encontrada no canto esquerdo do programa. Se ela não estiver visível, é possível acessá-la pelo menu “Window” e depois “Tools”. Veja agora quais as principais ferramentas e o que elas fazem:

Lasso: Essa ferramenta permite fazer seleções à mão livre e selecionar bordas com mais facilidade e precisão;

Magic Wand: Permite que se faça seleções consistentes em áreas coloridas sem que você precise traçar as linhas de delimitação;

Pen: A ferramenta Pen permite que o usuário crie e edite formas e linhas. Dentre dela há várias outras ferramentas, como freeform pen, add anchor point e Convert Pont;

Spot Healing Brush: Já esta ferramenta é muito usada para corrigir imperfeições na imagem;

Clone Stamp: A Clone Stamp copia uma determinada área da imagem e a clona em outra. Muito útil para sumir com espinhas, por exemplo. Basta copiar uma área da pele que está limpa e depois aplicar na área que tem a espinha.

Essas são apenas alguns dos recursos mais usadas, especialmente por quem está aprendendo a usar o Photoshop CS3. Entretanto, você poderá ver abaixo como encontrar os tutoriais de todas as ferramentas e suas respectivas funções no site oficial da Adobe.

Manual de instruções e tutoriais oficiais do Photoshop CS3

A Adobe publica manuais bem completos sobre o Photoshop (Foto: Divulgação/Adobe)

A Adobe, sabendo da complexidade de seu potente editor de imagens, publica manuais de instruções bem completos e didáticos. E, no caso da versão CS3, não poderia ser diferente. No site oficial (adobe.com/support/docume

... ntation/photoshop/cs3.pdf) você encontra o manual do programa, em inglês e que conta com vários tutoriais e dicas interessantes para quem deseja começar a aprender a manipular imagens.

Esse manual ensina, dentre outras coisas, a como lidar com as cores, fazer ajustes nos tons da paleta de cores, fazer retoques na imagem, selecionar áreas específicas, criar e usar camadas, as famosas layers, criar e usar filtros e mais uma infinidade de outras funções.

Agora, é só devorar as instruções e colocar a mão na massa. Qualquer coisa, basta apertar Ctrl + Z.

Qual é o seu editor de fotos favorito? Comente no Fórum do TechTudo. 



>>> Veja o artigo completo no TechTudo