O primeiro smartphone com o novo Snapdragon 820 foi mostrado pela Qualcomm durante a CES, maior feira de tecnologia do mundo, realizada em Las Vegas. A fabricante de San Diego também trouxe o poderoso leitor de digitais Snapdragon Fingerprint e suas novidades para os carros smart.

Acompanhe a CES 2016 ao vivo no TechTudo e fique por dentro das novidades

O diretor da empresa Steven Mollenkopf abriu a conferência falando um pouco mais sobre o poderoso Snapdragon 820, processador que deve equipar os smarts tops de linha em 2016. "Tudo está conectado. O que é ótimo para a Qualcomm. Tudo isso é real. Vocês podem tocar, vestir e testar os produtos", comemorou. 

Qualcomm CES 2016 (Foto: Thássius Veloso/TechTudo )



Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tech no Android ou iPhone

O Snapdragon 820 chegará com melhor captação de redes Wi-Fi e de celulares, maior segurança com um antivírus embutido e com suporte ao Snapdragon Sense ID, leitor de digitais da empresa.

E o primeiro smartphone a chegar com a novidade é o desconhecido chinês LeTV Le Max Pro. Entre as funcionalidades está um leitor de impressões digitais ainda mais poderoso. Agora, resta aguardar para ver se Samsung, LG e outras empresas vão adotar a o Snapdragon 820 após os problemas de aquecimento com o 810 no último ano.

Qualcomm CES 2016 (Foto: Thássius Veloso/TechTudo )



Carros mais inteligentes

Assim como a rival NVIDIA, a Qualcomm está investindo pesado no desenvolvimento de carros conectados e inteligentes. O Snapdragon 602A é um chip desenvolvido especialmente para computadores de bordo conectados e sistemas de entretenimento automotivo. A primeira fabricante a adotar o chip será a Audi com o Audi Connect, que será capaz de se conectar às redes LTE-A, o 4,5G.

O que esperar da CES 2016? Confira no Fórum do TechTudo

O Snapdragon 820 também terá uma versão específica para carros, com suporte a GPS e GLONASS nativamente para ajudar na navegação. O chip permitirá ainda conexão à Internet de alta velocidade e suportará múltiplas telas, sejam ela o painel do carro ou centrais de mídias.

Qualcomm CES 2016 (Foto: Thássius Veloso/TechTudo )

Internet das Coisas

A empresa dedicou um pouco de tempo para falar da Internet das coisas (IoT), que se trata de dispositivos conectados à rede. Para eles, a empresa trabalha em componentes que podem se conectar às redes 4G usando uma fra

... ção mínima de energia.

A Qualcomm também planeja chips especialmente desenvolvidos para casas conectadas com a plataforma Snapdragon 212. A tecnologia é bastante utilizado em termostatos, detectores de monóxido de carbono e outros sensores que ainda são um pouco distante dos lares brasileiros. No entanto, poderão ainda equipar alto falantes e até máquinas de lavar que devem chegar por aqui no futuro.
Qualcomm CES 2016 (Foto: Thássius Veloso/TechTudo )

Drones, wearables e muito mais

Para embarcar nas popularidades dos drones, a Qualcomm está desenvolvendo uma plataforma chamada Ying. Embora haja poucos detalhes sobre a novidade, é provável que ela venha a facilitar a construção e operação de drones, especialmente os conectados a smartphones e outros aparelhos.

Para relógios e pulseiras inteligentes, a Qualcomm anunciou novos padrões de conexão Bluetooth, áudio de alta definição e sensores que prometem acompanhar mais de perto atividades físicas do usuário.

Por fim, a empresa também pretende lançar chips e plataformas específicas para robôs. No entanto, poucas novidades foram reveladas sobre isso.

Ou seja...

Para o público em geral, a conferência da Qualcomm revela novidades menos atrativas, à primeira vista, do que as de outras fabricantes. No entanto, o que a empresa apresentou na CES tende a se tornar realidade na vida dos usuários ao longo de 2016 e nos anos seguintes: casa mais conectadas, com dispositivos capazes de conversarem entre si e controlados majoritariamente pelo celular.

Já a chegada dos Snapdargons 602A e 820A/820 AM para carros indicam que dirigir se tornará uma experiência completamente diferente nos próximos anos. Os veículos deverão ganhar mais telas e o usuário poderá até dispensar o celular para acessar mapas e outros conteúdos diretamente dos painéis do veículo. É questão de tempo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo