Sword Art Online: Hollow Realization é o novo jogo da série de RPG inspirada pelo anime de mesmo nome. O game chega em 2016 ao ocidente, ainda sem data, para PS4 e PS Vita, com muitas novidades. A principal delas é que, pela primeira vez, o título é realmente massivo – e simula muitos aspectos de um verdadeiro MMORPG desta forma. Confira teste feito pelo TechTudo em primeira mão:

Leia o review de Sword Art Online Re: Hollow Fragment

Mundo online e offline

Para quem não conhece, Sword Art Online é um desenho animado japonês que conta a saga de Kirito, jovem que compra o jogo de mesmo nome, um MMORPG que utiliza realidade virtual e o coloca dentro do mundo digital. O problema é que, por uma falha no sistema, Kirito e todos os outros jogadores ficam presos nesse mundo e não conseguem mais “deslogar”.

Sword Art Online ganha novo capítulo (Foto: Divulgação/Bandai Namco)

Portanto, Sword Art Online conta a história de um jogo dentro de outro. Kirito tem a missão de sobreviver no mundo virtual. Caso contrário, se perder a vida lá dentro, seu corpo físico, adormecido no quarto, também morre. Ao longo da jornada, ele fica mais forte, passa de níveis e conhece aliados e aliadas.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

A série já possui alguns games lançados no ocidente, mas Hollow Realization promete ser o maior e mais completo. A intenção é de realmente ter um jogo gigantesco, com toda a simulação possível de um MMORPG. Para isso, a equipe desenvolvedora trouxe novo sistema de luta, de seleção de habilidades e de aliados.

Kirito terá nova parceira em Sword Art Online (Foto: Divulgação/Bandai Namco)

Kirito e sua gangue

Durante nosso teste, realizado na sede da Bandai Namco, no Japão, pudemos conferir o jogo em primeira mão, com uma demonstração já avançada. Nela, Kirito, aliado a três meninas – entre elas Asuna –, precisa lidar com alguns monstros pelo mapa. Durante poucos minutos, tivemos a real impressão de que estávamos mesmo jogando online, enquanto tudo ocorre desconectado.

Sword Art Online Hollow Realization tem elementos de MMO (Foto: Divulgação/Bandai Namco)

Controlamos apenas Kirito, enquanto as meninas ficaram a cargo do computador. Como nos games passados, é possível dar dicas ou ordens para que elas ataquem de forma diferente, junto com o protagonista, ou utilizem habilidades específicas. Os poderes, aliás, são um dos pontos altos da aventura.

Com um grande menu, que passa ainda mais a ideia de estamos jogando um MMORPG, Kirito tem acesso a muitas habilidades, que vão desde ataques diretos, passando por benefícios concedidos aos amigos, ou até mesmo status negativos para os inimigos.

... ght="391" width="695">Menus de Sword Art Online tem sistemas interessantes (Foto: Divulgação/Bandai Namco)

A exploração é um ponto alto e os cenários são gigantescos, sem muitas restrições, e recheados de inimigos. Segundo o produtor Satoshi Hirayae, a ideia é justamente simular em sua totalidade o MMORPG dentro de Sword Art Online Hollow Realization, já que o anime tem origens neste tipo de jogo.

“Optamos por desenvolver o game assim, e não online, pois muitas pessoas não têm mais tempo para jogar MMORPGs, pois são ‘jogos vivos’, sempre em atualização e com novidades”, disse Hirayae. “Simulando um MMO de forma offline, damos a opção a esse público de jogar no seu próprio ritmo e sem impedimentos”, complementou.

Qual é o melhor MMORPG da atualidade? Comente no Fórum do TechTudo.

Satoshi Hirayae (de luvas) quer Sword Art Online com VR um dia (Foto: Felipe Vinha)

Para Hirayae, a intenção é continuar fazendo jogos da série, enquanto o público continuar aprovando. Porém, quando questionado sobre a possibilidade de termos um Sword Art Online com, por exemplo, o visor PlayStation VR, ele revelou que é um grande desejo. “Na minha opinião pessoal, acredito que podemos ter um dia, e eu quero muito isso, mas não no momento. No desenho, Sword Art Online é lançado em 2022. Talvez por volta desse ano”, brincou o produtor.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo