Os celulares com Android, iOS ou Windows Phone substituíram as câmeras fotográficas. Entretanto, transferir as fotos do celular para o PC pode não ser muito fácil em alguns casos. Para começar, cada sistema operacional pode exigir programas diferentes para copiar seus arquivos. No entanto, há também formas alternativas com a nuvem e rede sem fio de realizar o serviço. Confira dicas do TechTudo para fazer o backup das suas imagens.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Tirar fotos com o celular é simples. Veja como passar para o seu PC (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

- iPhone ou iPad

Para fazer a transferência de fotos do seu iPhone para o Windows 7 ou superior, basta apenas conectar o seu aparelho no computador. Em seguida, o iPad exibirá um alerta na tela incial, perguntando se deseja ou não confiar no computador. Escolha a opção “Confiar”;

iPhone e iPad pode ter fotos transferidas após usuário autorizar computadores (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

O Windows oferece ainda a possibilidade de automatizar a transferência de fotos. Para isso, basta selecionar a opção “Importar fotos e vídeos” para que o sistema abra o aplicativo de importação, que dependerá da versão do Windows.

Se quiser, a transferência pode ser feira via Explorer, localizando a pasta DCIM do iPad. Uma última opção é baixar o iTunes, que promete oferecer melhor suporte para vídeos. Confira o passo a passo mais detalhado.

- Android

A transferência de fotos do Android é muito simples. Conecte o celular ao computador e puxe a central de configurações para baixo. Note que há um alerta de conexão, toque nele. No menu que aparece, há três opções: dispositivo de mídia, se quiser transferir qualquer tipo de arquivo; Câmera (PTP), para transferir apenas imagens; e Somente carregar, para nada.

Andorid pode foto transferida para computador através de cabo USB (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Assim como no iPhone, o Windows oferecerá possibilidade de importar fotos automaticamente ou o usuário poderá fazer isso via Explorer. Para achar a pasta na memória do celular, procure por DCIM e, finalmente por câmera. Algumas empresas, como a LG, oferecem programas próprios para a transferência. Mas, no geral, eles não são necessários.

... ra do Android e iOS (Foto: Reprodução/Elson de Souza)" height="391" width="695">Pasta DCIM reúne fotos da câmera do Android e iOS (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

- Windows Phone / Windows 10 Mobile

Donos de aparelhos Lumias vão ter diferentes opções dependendo do sistema instalado no celular e no computador. Para Windows Phone 7, é necessário baixar o Zune para fazer a sincronização do telefone. Se você tem um telefone com WP 8, é possível baixar o app Windows Phone para desktop para o Windows 7, 8 e 8.1.

Windows Phone possui aplicativo para transferência de fotos e outros arquivos (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Se você tem o Windows 10 no PC, basta executar o aplicativo Complemento para Telefone, que já vem embutido no sistema. A Microsoft também libera o uso do Windows Explorer e da transferência automática de fotografia para a sua plataforma móvel. Confira tutorial completo para o WP.

- Transfira sem fios

Se você quer deixar o cabo USB de lado, uma boa solução é baixar o aplicativo SHAREit para o seu computador e também para o celular. Desenvolvido pela Lenovo, possui versões para computadores com Windows 7 ou superiores, bem como Android, iOS e Windows Phone. O dispositivo dispensa conexão com Internet, mas telefones da Apple precisam estar conectados na mesma rede que PC.

Shareit pode detectar dispositivos próximos para transferir fotos e outros arquivos (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Para enviar, abra o aplicativo no dispositivo de origem, clique em enviar e selecione a foto que deseja transferir. No que vai receber, basta clicar em “Receber” na tela inicial. Ambos os dispositivos detectarão a presença do outro. Toque no botão do receptor e faça as autorizações necessárias. O SHAREit transfere também vídeos, músicas e outros arquivos tanto com PCs como entre celulares.

- Transfira fotos via nuvem

Para transferir a foto via armazenamento na nuvem, o OneDrive deve ser a melhor opção para usuários do Windows 8 e 10. Integrados nos sistemas da Microsoft, o serviço também pode ser baixado no Android e iOS com backup automático para a nuvem. Além disso, usuários do Windows 10 poderão ter acesso às fotografias do OneDrive diretamente no aplicativo de fotos.

OneDrive está presente no iOS, Android e Windows Phone para transferências automáticas (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Para quem busca outras opções, o Box e o Dropbox também possuem versões para todos os dispositivos móveis e podem ser utilizados nos computadores com Windows.

Usuários do iPhone contam ainda com o iCloud Drive de fábrica, que também tem clientes para PCs, enquanto os do Android pode fazer a transferência via Google Drive e Photos.

Como descobrir a senha do roteador para acessar as configurações? Veja mais no Fórum do TechTudo.

 



>>> Veja o artigo completo no TechTudo