A Qualcomm aproveitou sua conferência na CES 2015 para reforçar sua atuação em praticamente todas as áreas da tecnologia atualmente. Mesmo sem uma grande novidade, a empresa de San Diego voltou sua apresentação para o seu processador mobile Snapdragon 810, e para sua colaboração em dispositivos da área da Internet das Coisas, tema central da feira.

Acompanhe a cobertura da CES 2015

Apresentação da Qualcomm na CES 2015 revelou detalhes sobre a Internet das Coisas (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)

O presidente da empresa, Derek Aberle, bateu na tecla da pluralidade da companhia. Segundo ele, é impossível vencer no mercado sendo bom em somente uma área. No geral, a nova intenção da Qualcomm, de tornar-se mais polivalente, além de fazer do Snapdragon 810 um processador mais completo para todas as funções.

O chip promete uma melhoria de 30% performance e 20% menos consumo, tem GPU Adreno 430 e recursos Dynamic Tessellation e Anti-Aliasing para jogos. Para quem já está ansioso pela novidade, o presidente confirmou que ele deve fazer sua estreia em breve, com o LG G Flex 2, que terá um processador octa-core de 64 bits.

Na área da Internet das Coisas, o grande foco da empresa foi em automóveis. Foram apresentados ao todo 40 programas diferentes para veículos, além de já demonstrar outros três carros conceituais, um Cadillac, um Maseratti e um Honda, que estão em exibição na feira.

A Qualcomm esta massivamente no mercado de wearables, são 15 produtos em 30 países (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)

A Qualcomm abordou ainda serviços de saúde, nos quais sua tecnologia também já está inserida há algum tempo. A empresa faz parte de mais de 15 produtos de wearables – com o foco nesta área. De acordo com o presidente, “isso está somente começando”. Assim como o modo de utilizar a Internet em casa.

Quais são os melhores lançamentos da CES 2015? Comente no Fórum do TechTudo.

Uma grande aposta da companhia é a AllSeen Alliance, que é uma aliança de empresas que vêm trabalhando em conjunto para tornar a

... s casas “mais inteligentes”. Entre os produtos apresentados, há um projeto de lâmpadas inteligentes conectadas à Internet, fechaduras de portas equipadas com chips, termostatos, entre outros.

Durante todo o tempo, Aberle "cutucou" as companhias rivais, principalmente a Intel. "Não basta só falar, é preciso fazer. E nós estamos fazendo", repetiu, várias vezes ao longo da conferência. Enquanto luta para mover o mercado, o maior esforço da Qualcomm parece realmente ser o de ser lembrada pelo consumidor final.

*Colaborou Fabrício Vitorino, de Las Vegas.

Via ZDNet



>>> Veja o artigo completo no TechTudo