Está pensando em fazer um upgrade em seu computador ou notebook? Que tal começar pela unidade de armazenamento? Muitos ficam na dúvida se compram um SSD ou optam por um HD de maior capacidade.

O que é HDD? Conheça a tecnologia que guarda seus dados ‘para sempre’

Embora tenham objetivos similares, estes dois componentes utilizam tecnologias diferentes. Veja neste artigo um comparativo entre esses dois componentes e veja qual é o mais potente, de maior espaço e mais barato e, assim, saiba qual se adequa melhor ao seu perfil de uso.

Capacidade

É comum encontrarmos HDs com 4 TB de armazenamento (Foto: Divulgação/Seagate)

Os HDs são conhecidos pela sua alta capacidade de armazenamento. Não é nada difícil encontrar discos rígidos com 1, 2, 4 e até mais Terabytes de armazenamento. O melhor disso tudo é que os preços não sobem muito à medida que você escolhe HDs com capacidades maiores. Os discos rígidos possuem o menor custo x benefício por MB dentre as unidades de armazenamento.

Já os SSDs têm nesse quesito sua principal desvantagem. O custo por MB é bastante elevado. Geralmente, SSDs de 256 GB custam muito mais que um HD de 2 TB, por exemplo. Os preços dos SSDs começam a ficar um pouco mais acessíveis quando chegamos nos modelos de 128 GB ou 64 GB. Mas, convenhamos, se você guarda muitos arquivos de vídeos ou fotos de alta resolução, 128 GB não dá nem pra começar.

Portanto, se você quiser um computador com amplo espaço de armazenamento, a compra de um HDD é a mais recomendada.

Faça o download grátis do app do TechTudo e receba dicas e notícias de tecnologia no seu Android ou iPhone

Velocidade

Os SSDs são muito mais rápidos que os HDDS (Foto: Divulgação/HyperX)

Se os HDs deixam os SSDs no chinelo quando falamos de capacidade de armazenamento, o mesmo não acontece no quesito velocidade. Os SSDs são muito mais rápidos que os discos rígidos.

Os discos de estado sólido não possuem partes móveis. Ele possui apenas memórias flashs, que são muito mais rápidas. Os HDs utiliza um prato magnético para salvar os dados. Esses dados são acessados através de um braço mecânico, que precisa percorrer todo o disco em busca dos arquivos. Se o HD estiver desfragmentado a situação piora, pois o braço mecânica terá que dar mais voltas no prato magnético em busca de todas as partes daquele arquivo.

Já nos SSDs, como não partes móveis e todos os arquivos estão guardados em módulos de memória flash, é muito mais rápido acessar um dado ou inicializar um programa ou o próprio sistema operacional.

Portanto, se você quer deixar o seu computador mais rápido, o melhor a ser feito é trocar o seu HDD por um SSD. A diferença de velocidade será notável.

Interface de comunicação

Tanto HDs quanto SSDs usam cabos SATA (Foto: Reprodução)

Neste ponto os dois componentes se assemelham. Ambos utilizam a interface SATA, que hoje é dividida em SATA-300 e SATA-600. A primeira possui uma taxa de transferência máxima teórica de 300 MB/s. Já a segunda atinge o dobro de velocidade, 600 MB/s.

Portanto, não importa a sua escolha, seja um HD ou SSD, sempre compre um modelo compatível com portas SATA-600.

Durabilidade

...
HDs podem guardar dados por muito mais tempo (Foto: Pond5)

Por outro lado, se você está pensando em montar um computador que dure muito tempo e que os arquivos não se percam, você deve optar por um disco rígido. Os dados salvos num HD duram muito mais tempo que os salvos num SSD.

Por que um computador não funciona em 64bits? Comente no Fórum do TechTudo

Os discos de estado sólido possuem um número limitado de escritas em seus blocos de memória. OS SSDs mais caros, por exemplo, utilizam chips de memória flash SLC, que podem ser apagados até 100 mil vezes. Já os SSDs mais baratinhos são construídos com chips de memória flash TLC, que aceitam apenas mil processos de apagamento e escrita.

Lembrando que esse número diz respeito a cada célula de memória e não à unidade SSD por inteira. Na prática, é bem complexo determinar o tempo de vida útil de um SSD mas, em geral, eles duram bem menos que um disco rígido convencional.

Portabilidade

SSDs contribuem para a montagem de dispositivos cada vez mais finos e silenciosos (Foto: Divulgação/Apple)

Outra vantagem dos SSDs é que eles podem ser usados em dispositivos extremamente finos. Os ultrabooks, por exemplo, que são notebooks bem finos, usam SSDs ao invés de HDs. O mais novo MacBook, da Apple, possui pouco mais de 1 cm de espessura. Se ele usasse um HD, jamais seria possível atingir essa marca.

Além disso, SSDs não emitem ruído algum. Isso contribui para a fabricação de dispositivos mais silenciosos e potentes. Portanto, se você quer montar ou adquirir um computador silencioso e fino, é imprescindível a compra e o uso de um SSD.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo