A Cyber Monday é uma segunda-feira de descontos que ocorre todos os anos nos Estados Unidos no primeiro dia útil que sucede a Black Friday, que acontece em uma sexta-feira. A data é destinada principalmente a comercializar produtos eletrônicos, PCs e celulares por meio de lojas online.

Veja tudo sobre a Black Friday

No Brasil, o segundo dia de ofertas ocorre desde 2011, reunindo varejistas do e-commerce para vender as últimas unidades dos estoques. A versão brasileira, porém, tem algumas particularidades, pois não se restringe a artigos eletrônicos e não é necessariamente o último dia para aproveitar preços mais baixos.

CyberMonday: evento pós-BlackFriday tem descontos só para eletrônicos, PCs e celulares (Foto: Pond5)

A diferença dos eventos ocorre porque a Black Friday brasileira não é uma campanha conjunta de todos o varejo online, mas uma bandeira utilizada para um período de ofertas que pode ser de um dia ou vários, como é o caso da campanha da Câmera Brasileira de Comércio Eletrônico, de quatro dias.

Quando é? 

No Brasil, a Cyber Monday vai ocorrer online na segunda-feira (30).

Quais sites participam? 

Não há restrições para a participação de lojas nesse dia de descontos, embora haja alguns coletivos que se reúnam para lançar ofertas em conjunto. O Busca Descontos é um dos sites que já se preparou para a segunda-feira. Em geral, será possível ver descontos em lojas que comercializam produtos de tecnologia, como AmericanasMagazine Luiza, MercadoLivre, Ricardo Eletro e Submarino , assim como em e-commerces de outros setores, como Amazon e Saraiva.

Vale a pena esperar? 

Em geral, as ofertas da Cyber Monday podem ser mais atraentes somente se você estiver em busca de um produto pouco popular, cujos estoques podem passar ilesos pela Black Friday. Assim, você poderá obter, possivelmente, descontos maiores, porque as lojas estarão interessadas em se desfazer de produtos antigos para se reabastecerem para as compras de Natal.

Por outro lado, se você estiver em busca de descontos em celulares, notebooks ou TVs que têm alta procura, as chances de que haja ofertas melhores depois da sexta-feira (27) são menores. No final das contas, vale a pena ficar de olho primeiro na Black Friday e, somente em segundo caso, apostar na Cyber Monday dois dias depois.

As dicas da Black Friday continuam valendo? 

Nos EUA, a única diferença entre a Black Friday e a Cyber Monday está n

... o dia em que ocorre e no tipo de produto ofertado, mas no Brasil as coisas são diferentes. Por aqui, há uma tentativa de controle intenso do Procon e outros órgãos para evitar fraudes nos dois eventos de compras online. 

Dicas para Cyber Monday

Para a Cyber Monday, as dicas são as mesmas. Isso inclui buscar por cupons de desconto em sites confiáveis, desviar e denunciar descontos falsos, procurar pelo selo da Black Friday lançado em 2014monitorar quedas de preço e comparar valores. Se você pretende trocar o smartphone ou o notebook, também é importante saber o que deve ser considerado antes de comprar. Boa sorte!



>>> Veja o artigo completo no TechTudo