Fotos de perfil no Facebook poderão ser substituídas por GIFs em breve. A novidade, anunciada na última quarta-feira (30), adiciona suporte a pequenos vídeos. Qualquer pessoa que acessar seu perfil vai ver as imagens reproduzidas em sequência. Por enquanto, o recurso está sendo testado somente em smartphones com iOS e está disponível nos Estados Unidos, o que indica uma relação direta com as Live Photos do iPhone 6S e iPhone 6S Plus.

YouTube vira shopping e ganha função para comprar direto dos vídeos

Durante o lançamento dos novos celulares da Apple, o Facebook foi mencionado como uma das plataformas onde as imagens animadas poderiam ser utilizadas. A rede social de Mark Zuckerberg anunciou também, outras novidades: recursos para as fotos estáticas e mudanças nos perfis na versão mobile da plataforma. 

Fotos de perfil no Facebook poderão ser GIFs (Foto: Divulgação/Facebook)

Fotos temporárias

Levando em consideração o sucesso do filtro em apoio a aprovação do casamento gay nos Estados Unidos - mais de 26 milhões de pessoas “coloriram” seus perfis nessa época - a rede social criou as fotos temporárias. 

Assim, o usuário pode representar seu apoio a alguma causa, ou dizer aos seus amigos o que ele está fazendo através da sua foto do perfil, sem se preocupar em voltar para a foto antiga depois. O processo será automático, e a imagem será substituída após um período pré-determinado de tempo. 

Fotos temporárias poderão ser usadas para apoiar causas sociais (Foto: Divulgação/Facebook)

Outras novidades

Já é possível controlar quem pode ver o seu perfil, mas o Facebook está tornando mais fácil definir o que exatamente será visto. No futuro, será possível escolher quais informações aparecerão primeiro para quem te visitar, como local de trabalho ou relacionamento atual. O usuário também poderá preencher uma pequena descrição sobre si mesmo e escolher cinco fotos que aparecerão no topo de sua página. 

... eu perfil (Foto: Divulgação/Facebook)" width="695" height="579">Usuário poderá escrever uma pequena descrição em seu perfil (Foto: Divulgação/Facebook)

Outras mudanças de design serão implementadas. As fotos do perfil serão centralizadas na página e terão seu tamanho aumentado. Ao visitar o perfil de um "não amigo" na plataforma, o usuário verá primeiro suas fotos e amigos em comum - recursos considerados mais relevantes pelo Facebook. 

Qual é sua rede social favorita? Comente no Fórum do TechTudo.

As novidades serão implementadas somente em dispositivos móveis e estão sendo testadas em iPhones nos Estados Unidos. Ainda não há previsão para a chegada dos novos recursos ao Brasil.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo