O WiFi Manager, aplicativo gratuito para Android, pode ajudá-lo a encontrar a rede WI-Fi com o melhor sinal e se conectar. Além disso, com o app, é possível visualizar e editar os dados das redes conhecidas, conectar-se a uma rede oculta e classificá-las em ordem alfabética. Confira as dicas sobre como usar o WiFi Manager para gerenciar as redes do seu celular.

Problemas com Wi-Fi? Veja as principais causas dos problemas de conexão

Classificando redes

Por padrão, tanto no aplicativo quanto nas configurações dos celulares, as redes disponíveis são classificadas pela intensidade do sinal. Para alterar esta ordem, toque em “Por sinal”, na página inicial do aplicativo, e selecione “Por nome” ou “Aberta primeiro”. Após escolher a opção desejada, clique em “Atualizar”, no canto superior direito da tela. Você também pode ativar a opção “Auto” para que o WiFi Manager atualize e exiba novas redes automaticamente."

Visualizando e classificando redes (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Acessando redes conhecidas

Além das redes disponíveis na redondeza, o aplicativo também pode mostrar o histórico das redes conhecidas – aquelas nas quais você já se conectou. Para acessá-las, toque sobre “Redes atuais” e, no menu que será aberto, selecione “Redes conhecidas”. Nesta área você pode gerenciar as redes que estão gravadas em seu celular;

Acessando a lista de redes conhecidas (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Gerenciando redes

Para gerenciar e alterar algumas configurações das redes, toque em qualquer uma delas e mantenha o dedo pressionado para acessar as opções. Na versão gratuita, é possível definir um endereço de IP manual, proxy e alterar a senha que você vai utilizar para acessar a rede – e não a senha do roteador. Para qualquer um dos ajustes citados anteriormente, basta tocar sobre a opção correspondente no menu de opções. Caso queira atribuir uma descrição, ícone ou excluir a rede, é necessário adquirir a versão Premium do app;

Alterando configurações de uma rede (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Como mudar a senha do roteador Wi-Fi? Descubra no Fórum do TechTudo

Adicionando redes

Para adicionar uma rede que não aparece na busca do aplicativo (com SSID oculto), toque

... sobre o botão dos três pontinhos, no canto superior direito da tela, e selecione “Adic. rede”. Por fim, entre com os dados da rede Wi-Fi, como nome (SSID), senha e outros dados necessários, e toque em “Adicionar”.
Conectando a uma rede oculta (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Pronto! Com estas dicas, você poderá usar o aplicativo WiFi Manager para gerenciar as redes do seu smartphone ou tablet com Android.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo