O iPhone 6S foi apresentado, na última quarta-feira (9), com o objetivo de conquistar milhões de consumidores e manter a fama da Apple de inovadora. Os novos recursos são muitos: 3D Touch, Live Photos, Retina Flash… Mas será que eles são realmente inéditos? Confira a lista do TechTudo com as novidades do smartphone com iOS e com o que não é tão novo assim.

iPhone 6S x iPhone 6: quais as diferenças entre os tops da Apple

3D Touch: inovador

O recurso mais explorado pela Apple durante a apresentação do novo iPhone é de fato bastante inovador. O 3D Touch promete apresentar ao usuário uma nova forma de interagir com o telefone, usando a pressão para tomar ações rápidas, ver prévias de conteúdo, entre outras possibilidades.

iPhone 6S tem recurso que utiliza a pressão na tela como atalho (Foto: Divulgação/Apple)

3D Touch: entenda a nova tecnologia da tela do iPhone 6S

Apesar disso, é preciso destacar que a Huawei passou a perna na Apple e apresentou o Mate S dias antes (nós testamos) com uma tela que reconhece a pressão exercida sobre o display, como o iPhone. Mas, justiça seja feita, a experiência apresentada pelo smarpthone Android nem de longe lembra o 3D Touch dos iPhone 6S e iPhone 6S Plus.

Live Photos: cópia

O Live Photos é um recurso que os donos do iPhone 6S certamente vão amar, mas nem por isso ele é inédito entre smartphones. No último ano, a Nokia a e Microsoft lançaram o Lumia 930 com um recurso praticamente idêntico: o Living Images.

Lumia 930 foi apresentado com Living Images que é basicamente igual ao Live Photos (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

Assim como na versão da Apple, o aparelho gravava alguns segundos antes da imagens ser capturada, sem que fosse necessário ativar algum botão específico. A diferença da função no iPhone 6S é que ela também grava segundos depois da imagem e a animação da fotografia só pode ser vista ao aplicar força na tela. No Lumia, isso ocorria automaticamente.

Taptic Engine: novo, mas não inédito

Para tornar a experiência com o 3D Touch do iPhone 6S mais completa, a Apple adicionou um pequeno componente chamado Taptic Engine. De forma geral, ele é capaz de emitir pequenas vibrações quando o usuário pressiona o dedo na tela, simulando um clicar de um trackpad. É um recurso novo e bastante interessante, mas não totalmente inédito.

... 11/nokia-n8.jpg" alt="Nokia N8 possuía resposta tátil à digitação no teclado virtual (Foto: Divulgação/Nokia)" height="425" width="695">Nokia N8 possuía resposta tátil à digitação no teclado virtual (Foto: Divulgação/Nokia)

Algúns modelos da Nokia com Symbian, como o Nokia N8, eram capaz de oferecer uma resposta tátil quando o usuário digitava no teclado virtual, dando a impressão que se tratavam de teclas de verdade. Ele está presente em alguns aparelhos Android, como o Galaxy S6 Edge e o OnePlus One. Apesar disso, é preciso realizar testes mais precisos com o iPhone 6S para saber no que o Taptic Engine se distingue.

Siri sempre ligada: Cópia

O novo processador A9 da Apple trouxe o chip M9 integrado em uma única peça. Segundo a fabricante, a mudança permitiu que a assistente virtual do iOS 9 se tornasse capaz de ouvir o comando “E aí Siri” constantemente, mesmo quando não estivesse conectada ao carregador do aparelho.

Google Now e Cortana já poderiam ser ativados a qualquer momento antes da Siri (Foto: Divulgação/Google)

Embora essa seja uma bela adição, os donos de alguns aparelhos Android e Windows Phone já contam com a funcionalidade há pelo menos dois anos. No caso do sistema do Google, basta dizer “OK Google Now”, “Ok Google” ou outra frase personalizada para fazer pesquisa por voz ou dar comandos, enquanto a Microsoft usa o padrão “Hey Cortana” em PCs e Celulares.

Retina Flash: cópia

Para melhorar a qualidade das selfies do iPhone 6S, a Apple investiu em um recurso batizado de Retina Flash. A novidade nada mais é do que um clarão produzido pela tela no momento da fotografia, para ajudar que o autorretrato tenha uma iluminação mais adequada, na falta de um flash frontal.

Flash Selfie do iPhone 6S já podia ser encontrado em diversos aplicativos e celulares (Foto: Reprodução/Apple)

O recurso, porém, está longe de ser uma novidade. O Snapchat, entre outros aplicativos, e fabricantes de celular já ofereciam a função para os smartphones Android, para tirar proveito das grandes telonas.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo