Rare Replay é a coletânea especial lançada exclusivamente para o Xbox One que oferece 30 jogos produzidos pela Rare ao longo dos últimos 30 anos. Em meio a tantos títulos de qualidade, o TechTudo selecionou os 10 melhores games da coleção para ajudá-lo a não se perder com esse relançamento. Confira:

Rare Replay é um dos destaques entre os lançamentos da semana

Rare Replay: Battletoads é até hoje lembrado como um dos jogos mais difíceis já lançados (Foto: Divulgação/Rare)

Battletoads

Lançado originalmente em 1991 para o NES, Battletoads é até hoje um dos títulos mais idolatrados da empresa. No game, os jogadores devem ajudar os battletoads (literalmente sapos de batalha), Rash e Zitz, a resgatar o colega Pimple e a princesa Angelica das garras da terrível Dark Queen.

Um dos últimos jogos do NES, o game é também lembrado pelo alto nível de dificuldade, principalmente pela terceira fase, a Turbo Tunnel, em que os jogadores precisam correr em grande velocidade por um túnel cheio de obstáculos.

Battletoads Arcade

Antes de aparecer na coletânea para o Xbox One, este game (também conhecido como Super Battletoads) só esteve disponível nos fliperamas quando foi lançado originalmente, em 1994. Com um estilo mais sombrio e violento, o título coloca os três battletoads em uma aventura contra vários generais da Dark Queen, como Robo-Manus e Big Blag.

Rare Replay: antes da coletânea, título só havia sido lançado nos fliperamas (Foto: Divulgação/Rare)

Além de ser o único título da série principal em que a famosa vilã não aparece como chefe final, o game também oferece a possibilidade de jogar com três personagens simultaneamente. Desse modo, o game jogo é o único a apresentar os heróis Rash, Zitz e Pimple lutando ao mesmo tempo.

Killer Instinct Gold

Killer Instinct Gold é uma versão lançada em 1996 para o Nintendo 64 de Killer Instinct II, jogo de luta lançado anteriormente apenas nos fliperamas. Antes do jogo receber um reboot para o Xbox One, este foi o último título da aclamada série a ser lançado.

Rare Replay: Killer instinct combina combate em 2D com gráficos 3D (Foto: Reprodução/Wikipedia)

Além de levar o game conhecido pela violência a um console caseiro, a versão do Nintendo 64 também apresentou algumas novidades em relação ao original. Entre as mais interessantes estão a adição dos modos Team Battle e Team Ellimination Battle e a possibilidade de controlar o chefe final Gargos por meio de um código secreto.

Blast Corps

Lançado em 1997 para o Nintendo 64, Blast Corps conta com uma premissa bastante peculiar. No game, um míssil nuclear foi lançado contra a cidade e vai explodir assim que tocar em algo. Desse modo, resta ao jogador usar veículos de demolição para destruir prédios, fábricas, lojas e basicamente qualquer coisa que estiver no caminho.

... eixa jogador brincar com destruição generalizada (Foto: Divulgação)" height="508" width="695">Rare Replay: Blast Corps deixa jogador brincar com destruição generalizada (Foto: Divulgação/Rare)

Além da escavadeira e caminhões pesados para realizar o trabalho de demolição, o game também oferece alguns mecanismos menos tradicionais, como robôs equipados com bombas. Ao todo, são oito veículos de demolição e quatro de transporte para ajudá-lo a limpar o caminho do míssil ao longo dos 57 estágios do jogo.

Banjo-Kazooie

Um dos maiores sucessos da história da Rare, Banjo–Kazooie foi lançado para o Nintendo 64 em 1998, e para o Xbox 360 dez anos depois. No game, o urso Banjo e ave Kazooie enfrentam uma série de desafios para derrotar a bruxa Gruntilda, que deseja trocar a sua beleza (praticamente nula) pela de Tooty, irmã de Banjo.

Rare Replay: Banjo-Kazooie foi um dos grandes sucessos da Rare para o Nintendo 64 (Foto:Divulgação/Rare)

Enquanto a maior parte dos jogadores associa Banjo ao primo do violão, Kazooie também tem o seu nome inspirado em um instrumento musical: o kazoo.

Jet Force Gemini

Com uma extensa campanha principal e divertidos modos multiplayer, Jet Force Gemini é um shooter de estratégia lançado para o Nintendo 64 em 1999. No game, os jogadores controlam a equipe Jet Force Gemini (composta pelos gêmeos Juno e Vela e o cachorro Lupus) na luta contra o vilão Mizar, que pretende dominar o universo.

Rare Replay: um dos trunfos de Jet Force Gemini eram as habilidades específicias de seus heróis (Foto: Divulgação/Rare)

Os personagens apresentam habilidades distintas que permitem a cada um acessar áreas restritas. Juno, por exemplo, pode caminhar sobre o magma, enquanto Vela pode mergulhar debaixo d’água pelo tempo que quiser. Assim, o jogador que desejar terminar o jogo completamente precisa trabalhar muito para explorar cada canto dos 15 mundos.

Conker’s Bad Fur Day

Apesar do visual similar ao de outros jogos “para toda família” da Rare, Conker’s Bad Fur Day é voltado para maiores de idade. A história do game, lançado originalmente para o Nintendo 64 em 2001, começa quando o esquilo mal-educado e beberrão Conker acorda de ressaca em uma terra estranha após uma longa noite de bebedeira com os amigos.

Rare Replay: com personagem controverso, Conker foi restrito para audiências mais maduras (Foto: Divulgação/Rare)

Em meio à confusão, o esquilo precisa vencer alguns desafios antes de poder voltar para casa e retornar para a companhia da namorada Berri. Antes disso, no entanto, é necessário presenciar vários momentos absurdos, como a batalha contra um dejeto gigante que canta ópera.

Kameo: Elements of Power

Rare Replay: Kameo: Elements of Power foi um dos títulos de lançamento do Xbox 360 (Foto: Divulgação/Rare)

Exclusivo para Xbox 360, Kameo: Elements of Power coloca o jogador no controle de uma guerreira mágica cujo poder a permite transformar-se em diferentes criaturas elementais.

No início do desenvolvimento, o game foi planejado para o GameCube. No entanto, após a compra da Rare pela Microsoft em 2002, a desenvolvedora decidiu continuar o trabalho para lançá-lo no Xbox. Porém, após alguns anos, o jogo se tornou o primeiro a ser anunciado para o Xbox 360.

Perfect Dark Zero

Além de Kameo: Elements of Power, a Rare também contribuiu com a linha de exclusivos disponíveis no lançamento do Xbox 360 com Perfect Dark Zero. O jogo de tiro em primeira pessoa se passa três anos antes do game original e narra como Joanna Dark juntou-se ao instituto Carrington.

Rare Replay: prequel de Perfect Dark também esteve presente no lançamento do Xbox 360 (Foto: Divulgação/Rare)

A campanha principal do game, composta por 14 fases, podia ser enfrentada por um ou dois usuários ao mesmo tempo – algo que ajudou a tornar Zero um sucesso. Em várias missões do modo cooperativo, o segundo jogador também podia controlar diferentes personagens aliados da protagonista.

Perfect Dark

Estrelado pela agente Joanna Dark, Perfect Dark foi lançado em 2000 para o Nintendo 64. Até hoje é lembrado como um dos grandes jogos de stealth. Ambientada no ano de 2023, a história do game coloca a agente do instituto Carrington em missões de espionagem contra a companhia rival DataDyne, que mantém um pacto secreto com uma raça alienígena.

Rare Replay: Joanna Dark é uma das heroínas mais reconhecidas dos games (Foto: Divulgação/Rare)

Para criar a agente Joanna Dark (cujo nome faz referência à padroeira da França), a equipe da Rare se inspirou em várias heroínas, como a assassina Nikita, do filme homônimo de Luc Besson, e a agente do FBI Dana Scully, da série “Arquivo X”.

Quais são os melhores jogos do Xbox One? Dê a sua opinião no Fórum do TechTudo!



>>> Veja o artigo completo no TechTudo