Um fot?grafo carioca tem feito sucesso na Internet com suas fotos com ?efeito aqu?rio?. Bruno Bezerra revelou o segredo para o TechTudo: as imagens metade dentro e metade fora d??gua s?o capturadas com o aux?lio de um acess?rio chamado ?Dome?. Saiba como o aparelho funciona e confira dicas para fazer fotos incr?veis dadas pelo pr?prio fot?grafo.

Polaroid Cube, rival da GoPro, ganha vers?o ?turbinada? com Wi-Fi

Confira o segredo para capturar imagens com o "efeito aqu?rio" (Foto: Divulga??o/Bbezerra84)

O que ? um Dome?

Dome ? um aparelho de superf?cie arredondada que corrige as distor??es da lente e facilita o foco em fotos submersas. Ele funciona acoplado ? uma c?mera GoPro e cria o esperado ?efeito aqu?rio?, afastando a linha d??gua da lente da c?mera. Isso permite capturar, em um mesmo clique, o que acontece embaixo e em cima d??gua.

T?cnica permite fotografar o que acontece embaixo e em cima d??gua (Foto: Divulga??o/Bbezerra84)

Bruno, que faz sucesso na Internet com suas fotos, conversou com o TechTudo. Ele disse que conheceu o dispositivo em outubro de 2014, e que, agora, tem recebido diversas propostas para ensaios usando a t?cnica. "Conheci o Dome em uma das minhas buscas e leituras na internet por novidade. J? conhecia este efeito utilizando cameras DSLR, foi a primeira vez que vi utilizando uma GoPro", conta.?

E essa f?rmula est? dando muito certo. O fot?grafo ganhou quase 30 mil seguidores no Instagram depois que come?ou a fotografar com o dome "O meu Instagram cresceu de 3k seguidores (em janeiro) para 30k agora. No meu perfil tem o meu e-mail para contato para o ensaios e fotos. J? fiz alguns trabalho com esse estilo e agora tenho recebido cada vez mais propostas", comenta. O sucesso ? tanto que ele j? fez ensaios com?Gabriel Medina e a sele??o brasileira de nado sincronizado.

bruno fotografou Gabriel Medina e a sele??o brasileira de nado sincronizado (Foto: Divulga??o/Bbezerra84)

Ajudinha para a foto "perfeita"

Se animou com as fotos com "efeito aqu?rio"? Bruno d? algumas dicas para quem quer entrar nesse estilo. "O ideal ? fotografar em ?guas transparentes e de prefer?ncia calmas", enfatiza. J? para utilizar o equipamento, n?o h? mist?rio e tamb?m n?o ? preciso ser um fot?grafo profissional. Em alguns modelos do dome, basta acoplar a c?mera e us?-la normalmente e, em outros, ? preciso usar o controle remoto ou a fun??o de temporizador do seu dispositivo.

Qual a melhor c?mera digital semi-profissional/superzoom/compacta? Opine no F?rum do TechTudo.

Onde comprar um Dome?

O produto ainda ? pouco conhecido, mesmo no exterior, e n?o ? oferecido uma grande variedade de fabricantes. Entre as conhecidas, est?o a Knekt e a SPL, e existem modelos com lentes espec?ficas para diferentes tipos de onda. Enquanto as lentes de 120 e 140 mil?metros s?o ideais para ondas m?dias, as de 160 mm s?o

... melhores para as grandes. J? as lentes de 90 mm s?o indicadas para todos os tipos.
Modelo de Dome da Knekt (Foto: Divulga??o/Knekt)

Como ainda n?o entrou com tudo no mercado, infelizmente a tecnologia ainda ? cara e de dif?cil acesso. Os pre?os do acess?rio variam entre aproximadamente U$ 200 (cerca de R$ 616,92) e U$ 700 (cerca de R$ 2.159,22), dependendo das especifica??es da lente. O aparelho ainda n?o ? vendido em lojas no Brasil, e o caminho mais f?cil para conseguir um por aqui ? encomendando na Internet.?



>>> Veja o artigo completo no TechTudo