The Last Guardian esteve sumido por anos, ap?s ter sido anunciado para PlayStation 3 na E3 de 2009. O game, agora, vai ser lan?ado apenas para PS4 e estava dispon?vel na E3 2015, maior feira de jogos do mundo, em Los Angeles. O TechTudo participou da demonstra??o especial com os produtores e conferiu os detalhes da rela??o entre o menino e a criatura que protagonizam a aventura.

CoD Black Ops 3: testamos o 'concorrente perfeito' de Titanfall

The Last Guardian: testamos o game aguardado desde a E3 2009 (Foto: Felipe Vinha/TechTudo)

Uma dupla insepar?vel

A demonstra??o come?a de forma bem l?dica. O menino acorda e precisa acordar a fera, uma esp?cie de mistura entre gato e condor. Ap?s acord?-lo, os controles fazem com que voc? brinque com o animal, como se ele fosse um bichinho de estima??o de verdade. O game te convence a fazer isso e a conferir as rea??es do companheiro.

? poss?vel fazer carinho, chamar para uma determinada parte do cen?rio, escalar suas penas/p?los e at? aliment?-lo, jogando barris cheios de comida para que ele mastigue. O mais interessante ? que o menino lan?a os barris de forma irregular, por n?o ter for?a o suficiente para isso, mas o bicho se estica e os pega como pode, de forma bem natural.

The Last Guardian ? um jogo promissor (Foto: Reprodu??o/YouTube)

Segundo Fumito Ueda, diretor-chefe de produ??o, a ideia de The Last Guardian ? passar a impress?o de que a criatura ? realmente de verdade. Parece que ela tem sentimentos, fei??es e at? mesmo express?es muito pr?ximas de algo domesticado, por mais que seja algo feito de pol?gonos e bits no videogame.

Ajuda m?tua

A demonstra??o ? formada de diversos segmentos onde os dois se ajudam. O menino pode usar a criatura para saltar em locais mais avan?ados, enquanto a criatura precisa de sua ajuda para passar por partes onde ele n?o conseguiria, como uma esp?cie de amuleto que causa medo e precisa ser empurrado para um precip?cio pelo garoto.

Em The Last Guardian, o menino e a criatura se ajudam (Foto: Reprodu??o/YouTube)

Toda a ideia ? bem executada e realmente funciona. A intelig?ncia artificial do bicho ? algo de se espantar, com grande qualidade de execu??o. O clima do cen?rio ? t?o sereno que voc? esquece que podem haver algumas amea?as pelo caminho, como ch?o que se desfaz ou abismos enormes que precisam ser saltados pela dupla.

Qual console comprar: PS3 ou PS4? Opine no F?rum do TechTudo.

?A execu??o realista tamb?m tem um ?qu?? de sentimental. Ao escalar as penas do animal, o garoto pode machuc?-lo um pouco e fazer com que ele grite com um gemido de dor, como se voc? estivesse puxando o p?lo de um cachorro, por exemplo. H? ainda a movimenta??o bem esguia que lembra a parte felina da criatura, al?m das asas que, inicialmente, s?o in?teis, mas que podem crescer

... no futuro.

Cinema para um

The Last Guardian parece um filme, mas n?o daquele tipo que voc? confere no cinema com a galera. A ideia aqui ? ser uma experi?ncia para um jogador, para que ele aprenda a rela??o com a criatura. Al?m disso, voc? come?a a pensar sempre no outro e ver as consequ?ncias de suas pr?prias a??es, sejam boas, ruins ou at? mesmo falhas ? o que n?o pode ser sua culpa.

The Last Guardian parece um filme (Foto: Reprodu??o/YouTube)

O mais interessante disso tudo est? na parte gr?fica, que est? excelente. Contudo, o menino possui um estilo art?stico diferenciado, como se ele n?o fizesse parte daquele mundo. Seria isso uma impress?o de mensagem oculta, para confirmar que o jovem representa o jogador, frente a essa rela??o com o bicho em quest?o?

Seja como for, The Last Guardian passa uma incr?vel mensagem apenas na nova demonstra??o que surgiu na E3. O que vier pela frente ? lucro. Conhecido por jogos como Shadow of the Colossus e ICO, o produtor Fumito Ueda tem tudo para acertar novamente por aqui, e ficamos satisfeitos com essa experi?ncia inicial.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo