O Thunderbird ? uma ferramenta excelente para gerenciar e-mails, calend?rios e agendas, dispensando o uso de outros programas. Seus recursos, podem ser utilizados no Linux para acessar e-mails de servidores como?Hotmail, Gmail e Yahoo. O programa ainda conta com ferramentas de seguran?a, assinatura digital e mais. Saiba como us?-lo no Linux.?

Como exportar e importar mensagens no Thunderbird

Saiba como usar o Thunderbird para gerenciar e-mails no Linux (Foto: Reprodu??o/Thunderbird)

Gerenciando e-mail no Thunderbird

Passo 1. Para gerenciar e-mails, o Thunderbird faz tudo sozinho, deixando para o usu?rio apenas a fun??o de configurar o recurso. No primeiro uso, a assistente de contas ser? aberta. Selecione "Ignorar e usar meu e-mail existente", para iniciar o cadastro de suas informa??es;

Thunderbird e o assistente de configura??o de contas (Foto: Reprodu??o/Edivaldo Brito)

Passo 2. Caso voc? n?o tenha criado sua conta usando o assistente de configura??o de contas, basta clicar em ?Mensagens?, logo abaixo de ?Create a new account?, na tela principal do programa. Siga as instru??es do assistente, respondendo as suas perguntas e em pouco tempo, sua conta estar? configurada.

Chamando o assistente de configura??o de contas do Thunderbird (Foto: Reprodu??o/Edivaldo Brito)

Passo 3. Com a conta criada, basta selecion?-la no quadro esquerdo da tela para acessar suas principais fun??es. Assim, o usu?rio poder? configurar novas contas, pesquisar mensagens em qualquer local do programa, criar filtros, gerenciar inscri??es de pastas e at? configurar o modo offline.?

Acessando as principais op??es da conta de e-mail no Thunderbird (Foto: Reprodu??o/Edivaldo Brito)

Passo 4. Se precisar de algo mais simples, use o menu que aparece no painel do ambiente, claro, se este ?ltimo suportar o recurso.

Acessando as op??es do Thunderbird no menu do painel (Foto: Reprodu??o/Edivaldo Brito)

Calend?rio e Agenda no Thunderbird

Algo que faz falta no Thunderbird ? uma agenda eletr?nica, com calend?rio para que voc? possa marcar os seus compromissos. Para conseguir essa funcionalidade, ? preciso adicionar uma extens?o chamada Lightning.

Passo 1. Clique no menu ?Ferramentas? e depois em ?Complementos?;

... 2/f/original/2015/06/16/thunderbird-6.png" alt="Acessando a tela de complementos do Thunderbird (Foto: Reprodu??o/Edivaldo Brito)" height="407" width="695">Acessando a tela de complementos do Thunderbird (Foto: Reprodu??o/Edivaldo Brito)

Passo 2. No campo de busca procure por Lightning e instale a op??o "Lightning 3.3.3", como indicado na imagem;

Pesquisando e instalando complementos no Thunderbird (Foto: Reprodu??o/Edivaldo Brito)

Passo 3. Aguarde enquanto o Thunderbird baixa e instala o complemento. No final do processo, clique no link ?Reiniciar agora?;

Reiniciando o Thunderbird para efetivar a instala??o do complemento (Foto: Reprodu??o/Edivaldo Brito)

Passo 4. Ao iniciar o programa, voc? ver? uma nova ?rea no lado direito, que mostra informa??es de agenda e calend?rio. Para acessar e gerenciar seus compromissos, clique duas vezes no topo desse quadro;

Acessando a nova ?rea de calend?rio e agenda no Thunderbird (Foto: Reprodu??o/Edivaldo Brito)

Passo 5. Ser? exibida uma nova guia e nela voc? poder? ver todos os seus compromissos e tarefas. Para adicionar dados, voc? deve usar os ?cones ?Evento? e ?Tarefa?. Cadastre o que precisa e as informa??es ser?o exibidas no painel lateral na tela principal do Thunderbird.

Gerenciando calend?rio e agenda no Thunderbird (Foto: Reprodu??o/Edivaldo Brito)

Pronto! Com esse complemento e as fun??es nativas do Thunderbird, voc? poder? gerenciar seus e-mails, calend?rio e agenda no Linux tranquilamente, e o melhor, sem ter que ficar pulando entre v?rios programas.

Tem v?rus no Linux??Comente no F?rum do TechTudo.

?



>>> Veja o artigo completo no TechTudo