Ryzen 7 3700U é um processador da AMD para notebooks que aparece em versões de laptops como o Ideapad S145, da Lenovo, e o Aspire 3, da Acer. O produto conta com quatro núcleos, tem velocidade turbo de 4 GHz e placa integrada Radeon. O chip é uma opção aos Core i5 e Core i7, da Intel, de oitava geração. O TechTudo trouxe detalhes da ficha técnica da CPU para mostrar suas vantagens e desvantagens.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Especificações

O Ryzen 7 3700U é o processador top de linha da terceira geração de CPUs da AMD para notebooks ultrafinos. O chip é formado por quatro núcleos e pode se comportar como um octa-core em aplicações capazes de tirar proveito da tecnologia SMT da AMD. A ferramenta é equivalente ao Hyper-Threading encontrado em produtos da Intel.

A CPU pode rodar a 4 GHz usando modo turbo e oferece clock padrão de 2,3 GHz. O Ryzen pode controlar até dois canais de memória RAM ao mesmo tempo, oferecendo assim suporte a sistemas dual-channel, com RAM DDR4 de até 2.400 MHz de velocidade. Em cache, a unidade da AMD soma 4 MB em nível L3.

O Ryzen possui um processador gráfico integrado. A Radeon RX Vega 10 herda recursos e tecnologias das Radeon de desktop. Além disso, promete oferecer performance superior à boa parte das placas UHD Graphics da Intel presentes com configurações similares ao chip. Com 10 núcleos gráficos, a GPU pode alcançar até 1,400 MHz de velocidade.

Desempenho

O Ryzen 7 3700U tem como grande trunfo a performance multicore, ou seja, a desenvoltura com que o processador encara tarefas que dependem do processamento usando vários núcleos e linhas de execução simultâneas. Isso o torna indicado para uso em aplicações pesadas e recentes, como Premiere e Photoshop, além de jogos.

No entanto, segundo testes produzidos pelo NotebookCheck, a performance do processador pode oscilar de acordo com a capacidade de refrigeração do laptop. Dependendo da situação, o Ryzen 7 3700U pode entregar um desempenho similar ao Ryzen 5 2500U da geração anterior.

Há ferramentas que permitem ao usuário alternar os estados de operação do processador, muitas vezes inclusive sobrescrevendo as especificações oficiais do fabricante. Similar ao overclock de uma CPU de desktop, a prática pode garantir maior performance aos Ryzen 7 3700U limitados de fábrica, mas também pode envolver riscos.

Consumo

O Ryzen 7 3700U liberado para rodar a 35 Watts vai fazer seu notebook aquecer mais quando submetido a uma carga de trabalho mais elevada, algo que pode deixar o laptop quente ao toque e também mais barulhento, já que as ventoinhas terão que trabalhar mais.

Por isso, a CPU tem faixa de operação limitada a 15 Watts, mas em notebooks mais parrudo a TDP sobe para 35 Watts, o que permite mais desempenho. Outro detalhe é que quanto maior o consumo de energia do processador, menor será a duração da bateria.

Notebooks

O processador da AMD aparece em notebooks de Lenovo e Acer à venda no Brasil no momento. O Ideapad S145, em processo de substituição no mercado, é um deles: versões equipadas com o chip oferecem SSD de 256 GB de capacidade, 8 GB de memória RAM e tela de 15,6 polegadas com resolução Full HD.

O Acer Aspire 3 também conta com versões que tem o Ryzen 7 3700U. Diferente do Lenovo, o Aspire se destaca pela oferta de uma placa de vídeo Radeon 540X dedicada, tem tela com resolução HD e 15,6 polegadas de tamanho. O Aspire conta ainda com 8 GB de memória RAM DDR4 e vem com SSD de 256 GB e tecnologia NVMe de fábrica.

Concorrentes

... v>

Os principais concorrentes do Ryzen 7 3700U são os processadores Intel da oitava geração, em especial o Core i7. Outro chip que pode ser comparado diretamente é o Core i5.

CPUs da Intel de revisões mais recentes da oitava geração, devem se mostrar mais rápidos que o rival no geral. Entretanto, o chip da AMD ainda assim pode ser melhor escolha em cenários que o usuário precisa de um processador melhor no multicore ou com uma placa gráfica integrada de maior performance.

Custo-benefício

O Ryzen 7 3700U está em fase de substituição no mercado pelos Ryzen 4000U e isso pode garantir boas ofertas para quem está de olho num notebook novo. O quad-core não é o melhor desempenho possível no seguimento de processadores para ultrabooks, mas vem bem completo e deve acompanhar o usuário comum por anos sem maiores dificuldades.

São quatro núcleos, boas velocidades, desempenho elevado em multicore e a Vega integrada, o que promete ser suficiente para entretenimento e algumas tarefas para profissionais da área do design.

Entretanto, o consumidor mais atento à ficha técnica e interessado em apostar na última tecnologia pode encontrar opções melhores no mercado. A Intel já colocou duas gerações – décima e décima primeira – com opções superiores. Além disso, a AMD já oferece processadores de notebook com desempenho superior – embora relativamente difíceis de se encontrar em laptops à venda no Brasil.

Com informações de AMD e NotebookCheck



>>> Veja o artigo completo no TechTudo