O Skype liberou os recursos web para usuários dos Estados Unidos e Reino Unido na última sexta-feira (5). Ainda não há previsão para os usuários brasileiros, mas é possível acessar o mensageiro online pelo navegador, usando um plugin VPN. A grande vantagem é que o Skype Web não precisa das instalações tradicionais para funcionar e pode ser acessado de qualquer computador conectado.

Bug no Skype: código de 8 caracteres trava app no desktop, iOS e Android

Skype pode ser acessado na versão web pelos usuários nos Estados Unidos e Reino Unido (Foto: Divulgação/Skype)

O Skype Web permite fazer videochamadas, conversar por áudio, enviar recados em texto, imagem e mais. Tudo isso sem precisar baixar o software completo ou fazer instalações demoradas. O acesso para a versão Web pelos internautas começou de forma limitada, com o recebimento de convites liberados pela Microsoft, em março deste ano.

A plataforma funciona pelo web.skype.com, semelhante ao WhatsApp e Facebook Messenger e está totalmente liberada para os usuários que estiverem nos Estados Unidos ou Reino Unido. A interface oferece os mesmos padrões de botões e cores já conhecidos pelas versões para PC e celular. Para começar, basta instalar um plugin que permite usar o áudio e vídeo pelo navegador.

O Skype Web é compatível com os browsers mais populares, como Google Chrome, Mozilla Firefox, Internet Explorer e Safari. O interessante é que a versão web carrega as mensagens anteriores trocadas em outros aparelhos e permite acessar os contatos vinculados com sua mesma conta de login do Skype. Ainda não há previsão para a chegada oficial do Skype Web no Brasil.

Usuários brasileiros? Veja como acessar

Para usuários brasileiros, é necessário usar um plugin VPN para “fingir” que está na localidade aceita pelo Skype Web, ou seja, no Reino Unido ou USA. Com isso, uma boa alternativa é instalar o Hola, que é gratuito e simples de usar.

Passo 1. Baixe o Hola e execute o plugin. Será necessário fazer uma rápida instalação em “I agree, Install”. Reinicie o navegador e note que foi adicionado um ícone no topo direito;

Baixe e instale o plugin Hola no navegador (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Acesse http://web.skype.com/ e clique no ícone do Hola no navegador. Selecione “Estados Unidos” ou “Reino Unido” e aguarde o site recarregar. Note que será adicionada uma bandeirinha no topo direito. Depois é só logar com suas credenciais do Skype e confirmar em “Conectar”;

Selecione um dos países com suporte ao Skype Web e adicione suas credenciais (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 3. Quando abrir a tela do

... Skype Web, clique em “Get Plugin”, na barra de notificação laranja. Será aberta uma tela de configurações básicas. Adicione a extensão do Skype para receber notificações;
Inicie a configuração com os plugins (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 4. Faça o download do plugin em “Get Plugin”. Para finalizar, basta clicar em “Executar” e ele será adicionado automaticamente;

Execute o plugin no navegador para conseguir fazer as chamadas (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 5. No lado esquerdo ficam as informações dos contatos, sendo possível buscar por seus amigos do Skype. Já no topo direito estão os botões para iniciar uma chamada de áudio ou vídeo. Na base da tela os internautas podem enviar mensagens de texto, emojis e imagens.

Tela do Skype na versão Web (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Pronto. Agora é só aproveitar os recursos do mensageiro web. Quer saber mais funções do Skype Web? Confira no nosso tutorial.

Via Skype, WinBeta

Como gravar vídeos do Skype no computador? Comente no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo