Aplicativos de autenticação para Android e iPhone (iOS) permitem proteger os dados de usuários com a verificação em duas etapas. O recurso é um procedimento de segurança recomendado para impedir o acesso não autorizado a contas mesmo caso a senha seja exposta, já que é preciso inserir um PIN para realizar o login. A função dos apps de autenticação em dois fatores é gerar esses códigos de confirmação, que formam uma camada extra de segurança.

Na lista a seguir, confira cinco opções de aplicativos para fazer verificação em duas etapas e aumentar a segurança das suas contas.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Google Authenticator

O Google Authenticator, disponível para Android e iOS, é um aplicativo de autenticação simples, mas que oferece o proposto, ativar a validação em duas etapas para proteger as contas do usuário contra invasões. O app fornece códigos de verificações temporários sem precisar de Internet, funciona com diversos provedores e contas e traz modo escuro.

Além disso, é possível realizar transferências de contas entre dispositivos caso o usuário troque de aparelho. Para usar o app, basta fazer a leitura do QR Code nas configurações dos aplicativos que o usuário deseja adicionar a verificação ou digitar um código numérico também disponibilizado pelo serviço terceiro. É possível ativar e reunir em um só lugar os códigos de redes sociais, como Facebook, Instagram e Twitter.

Authy

O aplicativo de verificação de duas etapas Authy disponibiliza códigos numéricos que mudam em pequenos intervalos de tempo, após o usuário criar uma conta e configurar o recurso em serviços como Facebook, Gmail, Twitter, Microsoft, Dropbox, Evernote, entre outros. O app para Android e iPhone permite sincronizar os tokens com outros dispositivos, além contar com o modo noturno.

O aplicativo também oferece um widget que facilita a visualização dos tokens de acesso. O mecanismo de ativação consiste em escanear o QR Code ou adicionar o código disponibilizado pelas plataformas. O Authy faz backup criptografado na nuvem, então é possível recuperar a conta caso o usuário perca ou troque de smartphone. Por isso, é preciso criar uma senha de backup no primeiro acesso ao app.

Microsoft Authenticator

O Microsoft Authenticator oferece uma camada adicional de segurança a contas da Microsoft ou de outros serviços. O aplicativo para Android e iOS elenca os códigos referentes a cada login configurado no formato de lista. Assim como o Authy, o Microsoft Authenticator também oferece backup em nuvem para proteger os códigos se perder o celular, por exemplo.

Para ativar a verificação em dois fatores, basta adicionar as contas dos serviços que deseja criar uma camada extra de segurança, e inserir o código disponibilizado pelos aplicativos.

Last Pass Authenticator

O Last Pass Authenticator gera códigos de seis dígitos a cada 30 segundos para a verificação de duas etapas. O aplicativo, disponível para Android e iOS, também fornece backup na nuvem. O Last Pass facilita os logins que requerem autenticação, uma vez que é possível liberar o acesso à conta tocando na notificação enviada pelo próprio app.

O usuário ainda pode adicionar um código PIN para deixar o acesso ao autenticador mais seguro. Um ponto negativo do aplicativo é que ele está disponível apenas em inglês.

Duo M

... obile

O Duo Mobile oferece o serviço de autenticação de dois fatores voltado para empresas. O aplicativo gera códigos para criar uma camada extra de segurança quando o usuário realiza o login em determinados serviços. Além disso, ele pode optar por liberar o acesso pela notificação do celular, o que permite verificar a conta em apenas um toque.

Além de logins de trabalho, é possível configurar serviços como Facebook, Google e Snapchat no DuoMobile. O app está disponível para Android e iOS apenas na versão em inglês.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo