Terca-Feira, 17 de Setembro de 2019


A WWDC 2015 vai ficar na história. Ao menos para dois brasileiros, que faturaram o Apple Design Awards, o “Oscar dos aplicativos”, um dos prêmios mais importantes do mundo mobile. Mas além do Jump-O, o app campeão, outros jovens mereceram destaque especial na conferência de desenvolvedores da Apple.
Apple anuncia apps vencedores do Design Awards 2015; brasileiro na lista
Desenvolvedores brasileiros vencem o Design Awards (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)
Além do Jump-O, cuja inspiração veio do bullying sofrido por seus criadores, tanto o Lana, que ajuda pessoas com deficiência linguística, quanto o Ludwig, que ensina música para deficientes auditivos, conseguiram um grande destaque no evento.
Raphael Silva apareceu em vídeo de homenagem aos desenvolvedores na WWDC (Foto: Reprodução/Apple)
Raphael Augusto da Silva, de 23 anos, surpreendeu ao aparecer no vídeo que homenageou os desenvolvedores, durante a palestra de Tim Cook. “Esse sentimento fantástico que a música me proporciona, eu quero que todos sintam. Mesmo os que não podem ouvir”. Com essa frase, no vídeo exibido no telão, Raphael apresentou seu Ludwig para toda a comunidade Apple.
Raphael Silva é o desenvolvedor do app Ludwig (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)
E a ideia por trás do app é simples: trata-se de um piano que trabalha com cores e vibrações, através de uma pulseira – e lembra muito o jogo Guitar Hero. “A gente usa os outros sentidos para criar uma nova experiência para os deficientes. O objetivo é sentir a música por meio destas cores e vibrações. Queremos realmente ensinar a música para o deficiente auditivo”, explica Raphael.
Ludwig ensina música para deficientes auditivos (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)
O jovem, que estuda em Campinas, é um dos cinco integrantes do grupo, que conta ainda com Ivan Ortiz, André Castro, Pedro Rafael Domotor e Joaquim José Fantin Pereira. Raphael explica que o convite para o vídeo da Apple veio após alguns contatos com a empresa para tirar dúvidas – que acabou por encantar a matriz, em Cupertino. O projeto Ludwig, que começou em 2013, ainda não chegou à App Store, mas isso deve acontecer num futuro próximo, segundo o criador.
Emannuel Carvalho é o desenvolvedor do aplicativo Lana que ganhou destaque na conferência da Apple (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)
O estudante de ciência da computação na Mackenzie, em SP, Emannuel Carvalho, também conseguiu destaque para seu aplicativo, o Lana, que se propõe a ajudar pessoas com deficiênci...


>>> Veja o artigo completo no TechTudo