O PlayStation 5 (PS5) foi lançado em novembro passado e esgotou rapidamente nas prateleiras físicas e virtuais pelo mundo. Só em 2020, foram vendidas 4,5 milhões de unidades, e o console também fez sucesso ao inspirar memes. O visual robusto do aparelho, que pode ser usado tanto na horizontal como na vertical, motivou dois consumidores a mentirem para a família. Um jogador do Vietnã apresentou o novo videogame da Sony como um roteador de Internet, enquanto em Taiwan, o marido garantiu à esposa que o equipamento era um purificador de ar. Confira, a seguir, mais detalhes dos dois casos curiosos que viralizaram nas redes sociais.

Quer comprar consoles, jogos e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Técnico falso e adesivo de pós-venda

Os moradores da casa de Lê Gia Hưng estavam se queixando da baixa velocidade da conexão Wi-Fi. Ele, então, se aproveitou da situação para instalar um PS5 sem que a esposa descobrisse — fazendo o console se passar por roteador. Para evitar suspeitas, o rapaz contratou um funcionário falso que chegou à residência da família para instalar o suposto novo aparelho vestindo o uniforme da Viettel, maior empresa de telecomunicações do Vietnã.

O console também foi decorado com informações sobre a central de atendimento ao cliente da Viettel. O adesivo foi estrategicamente colocado sobre o logo do PS5. Após a instalação do "roteador", Lê Gia Hưng fez um post no Facebook com as fotos do atendimento, agradecendo pelo bom serviço prestado. A única reclamação dele foi a altura incomum do aparelho. A história, que viralizou no grupo Vietnam Gaming Setup, no Facebook, foi revelada pelo site Gizmochina e replicada por diversos portais. Ainda não se sabe se a família descobriu ou não a farsa.

Coincidência ou não, o caso é muito parecido com uma animação sul-coreana. O curta intitulado "PlayStation" foi produzido por Jangbbijju (장삐쭈), lançado em 20 de junho de 2019 e acumula mais de 10 milhões de visualizações no YouTube. Com quase três minutos de duração, o vídeo conta a história de um homem que contrata um técnico para instalar seu PlayStation 4 Pro alegando à esposa que o aparelho funciona como roteador de internet. Para sustentar a mentira, o personagem inventa um novo significado para a sigla PS: Plash Speed. Já o tamanho exagerado do aparelho se deve às tecnologias 4G e 5G e proporciona a “velocidade da luz” nas conexões. Muitos internautas fizeram referência a esse vídeo nos comentários do post de Hu’ng.

Sem purificador e sem videogame

O desenho animado de Jangbbijju ganhou sequência em dezembro de 2020 e soma quase três milhões de views. Em "Transação Direta", a família se envolve em uma nova confusão, culminando numa troca de consoles. A esposa conta ao marido sobre a compra de um novo purificador de ar e, ao inspecionar o aparelho, ele se depara com um PlayStation 5.

Mais uma vez a ficção se confundiu com a realidade. Em novembro, o chinês Jin Wu havia contado em seu perfil no Facebook que comprou um PS5 seminovo por preço muito abaixo do mercado em Taiwan.

O anúncio estava no marketplace do Facebook. O rapaz relatou que ligou para o vendedor e se surpreendeu ao ouvir uma voz feminina, de uma pessoa sem grandes conhecimentos sobre o universo gamer e muito ansiosa para concretizar a venda.

Quem apareceu para entregar o PS5 foi um homem de

... meia idade e ávido jogador. Os dois conversaram um pouco e Wu questionou se o vendedor havia comprado dois consoles. A resposta veio depois de um momento de silêncio. O PS5 estava à venda porque sua esposa descobriu que o aparelho não era um purificador de ar, como ele havia declarado. Diferentemente da ficção, o mentiroso não se deu tão bem na vida real.

Com informações de Gizmochina, Taiwan News e Facebook (1 e 2)

Vale a pena comprar o PS5 agora ou melhor? Comente no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo