Astor Piazzolla é o tema do Doodle criado pelo Google nesta quinta-feira (11). O compositor e músico argentino, que é considerado o reinventor do tango, completaria hoje seu 100º aniversário, O desenho mostra o artista em destaque tocando um bandonéon, instrumento semelhante a um acordeão tipicamente usado para tocar o ritmo. Astor Piazzolla escreveu aproximadamente três mil composições originais e gravou outras 500, sendo considerado o responsável pela criação do "novo tango", que incorpora elementos de jazz e música clássica.

O Doodle de Astor Piazzolla está sendo exibido no Brasil e em toda a América do Sul, além de Rússia, Itália, Turquia, Bulgária e Israel, e pode ser visualizado nas versões do Google para computador e celular. Ao clicar na imagem, o usuário é direcionado para os resultados de pesquisa sobre a vida do artista.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Astor Piazzolla nasceu em 1921 na cidade de Mar del Plata, na Argentina, e se mudou para Nova York ainda criança. Depois de ganhar um bandonéon de seu pai, não demorou a ser conhecido como um prodígio na música. O artista escreveu seu primeiro tango aos 11 anos.

Em 1937, voltou para a Argentina, onde o tango tradicional era comum, mas não quis se dedicar ao ritmo. Então, viajou a Paris para estudar música clássica com uma bolsa de estágio da compositora francesa Nadia Boulanger. Retornou novamente para o país natal em 1955, quando incorporou elementos de jazz e novos instrumentos à música, criando assim o "novo tango", que possui também sons, tempo musical e dança diferentes.

A ilustração exibida pelo Google foi criada pelo artista José Saccone, que vive em Buenos Aires. No blog oficial dos Doodles, ele revelou que fez o desenho ouvindo músicas de Astor Piazzola e explicou o estilo utilizado na arte. "O tango está associado a um design clássico argentino conhecido como 'filetagem portenha', mas Piazzolla não fez o tango tradicional. Então tentei redesenhar a 'filetagem' como uma metáfora para o que ele fez com aquele estilo musical", disse ao blog.

Astor Piazzolla morreu no dia 4 de julho de 1992, em Buenos Aires, em decorrência das complicações de uma hemorragia cerebral que sofreu dois

... anos antes. Uma das homenagens prestadas ao artista aconteceu em 2008, quando o Aeroporto Internacional de Mar del Plata foi rebatizado com seu nome.

Com informações do Google

Veja também: A história dos Doodles do Google

Qual o melhor Doodle do Google? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo