A década que se encerrou em 2020 foi marcante para o mundo dos videogames. Títulos dos mais variados gêneros apresentaram em suas gameplays momentos tristes, felizes, de ação e de terror. Jogos como GTA 5, The Last of Us e Resident Evil 7 se consagraram nos últimos dez anos não apenas pela sua qualidade gráfica, mas também pelas cenas surpreendentes e assustadoras.

Em comemoração ao encerramento da década, o TechTudo preparou uma lista com os momentos mais impactantes de games lançados entre 2011 e 2020. Confira nossas cenas favoritas nas linhas a seguir. Vale a lembrança de que este texto possui spoilers.

Quer comprar jogos, consoles e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Morte de Sarah – The Last of Us

The Last of Us foi lançado em 2013 para PlayStation 3 (PS3), e hoje pode ser jogado no PlayStation (PS4) e no PlayStation 5 (PS5) via retrocompatibilidade. A produção da Naughty Dog inicialmente chamou a atenção pelo seu enredo sensível e bem construído, que faz com que o jogador sinta o peso da história logo nos primeiros minutos da gameplay.

Depois de apresentar o protagonista Joel e sua filha Sarah, o game mostra o início do caos causado pela pandemia do fungo Cordyceps, que transformava as pessoas em zumbis. Em meio à tentativa de fuga dos personagens, um soldado do Exército assassina Sarah a sangue frio após receber ordens para executar qualquer um que pudesse estar infectado. A cena desoladora e chocante marcou o mundo dos videogames, devido à sua grande sensibilidade narrativa.

Cena da mãe alimentando o filho – The Evil Within 2

The Evil Within 2 é um jogo de survival horror, lançado em 2017 para PS4, Xbox One e PC. Desenvolvido pela Tango Gameworks e publicado pela Bethesda Softworks, o game é a continuação da série iniciada por Shinji Mikami, diretor do primeiro Resident Evil. O título possui um apelo para cenas horrendas, mas houve um momento específico que chocou bastante os jogadores.

No segundo capítulo do título, o protagonista Sebastian Castellanos segue uma mulher em uma casa bastante assustadora. Ele se depara com a moça alimentando à força um jovem, com um alimento que parece apodrecido. O garoto, além de não reagir, possui diversas marcas no rosto, que parecem ser de uma doença. Por não mastigar a comida, ela ainda bate a cabeça do menino na mesa, concluindo a cereja do bolo da cena traumatizante.

Tortura no interrogatório – GTA 5

Considerado um dos principais sucessos de público e crítica dos jogos eletrônicos, GTA 5 foi lançado em 2013 pela Rockstar e está disponível desde o PS3 ao PS5, do Xbox 360 ao One e, também, no PC. O game, que, assim como os outros títulos da série, funciona como uma sátira da sociedade moderna, possui vários momentos icônicos. Algumas das passagens, porém, chocam bastante pela violência.

Esse é o caso da missão “Ao pé da letra”, em que os protagonistas Trevor e Michael precisam interrogar um homem para achar a localização de um terrorista. A cena acaba virando uma tortura, já que é possível utilizar chave inglesa, alicate, água, grampos de choque e outros itens para obter as informações. O que piora a situação é que tudo é jogado – ou seja, toda a cena faz parte da gameplay, e é o jogador quem tortura o personagem dentro do jogo.

Morte de Lee – The Walking Dead da Telltale

The Walking Dead é um game desenvolvido pela Telltale Games, jogável no PS3, PS4, Xbox 360, Xbox One, Nintendo Switch e em celulares Android e iPhone (iOS). O título é baseado no universo homônimo das histórias em quadrinhos, que se expandiu, também, para série de TV. Por focar na narrativa, a produção

... possui vários momentos marcantes.

No primeiro jogo da série, que é contada por temporadas, o jogador controla Lee Everett. O protagonista passa todo o game cuidando da garota Clementine, que se perdeu dos pais no início do apocalipse zumbi. No final do game, Lee é mordido acidentalmente e pede para que Clementine o mate para que ele não se transforme. Esse final é considerado um dos mais tristes dos jogos da última década.

Missão do Barão Sanguinário – The Witcher 3

The Witcher 3 é um RPG de ação desenvolvido pela CD Projekt RED e lançado em 2015. Disponível para PS4, Xbox One, PC e Switch, ele se caracteriza pelas boas missões secundárias, que afetam até mesmo a campanha principal do jogo. Uma side quest em especial é bastante lembrada por sua possibilidade de gerar uma tragédia familiar.

A missão “Assuntos de Família” narra a história do Barão Sanguinário. Após o desaparecimento da filha e esposa do homem, o bruxo Geralt é chamado para realizar uma missão de busca. Entre idas e vindas, é descoberto que o barão agredia a esposa e que ela não deseja voltar para casa. Em um dos finais possíveis, a mulher morre, e ele comete suicídio, resultando em uma das cenas mais chocantes dos games.

Final com os cordões umbilicais – Bloodborne

Bloodborne é um jogo exclusivo para PS4, que foi desenvolvido pela From Software. Lançado em 2015, o game mistura elementos dos títulos da série Souls com as histórias de terror de HP. Lovecraft, principal autor do gênero de terror cósmico. Por se passar entre sonho e realidade, Bloodborne tem vários momentos perturbadores.

Entre as referências a Lovecraft, o jogo possui os “Eminentes”, que são criaturas místicas além da compreensão humana. Em um dos finais do game, o jogador acaba se tornando um eminente. Para realizar essa façanha, é preciso coletar três cordões umbilicais antes de enfrentar o último chefe. Na cena chocante, uma das personagens do título aparece segurando o jogador, que se assemelha a um molusco, no verdadeiro formato embrionário das entidades cósmicas.

Morte de Joel – The Last of Us 2

The Last of Us 2 é um jogo de ação e aventura exclusivo de PS4. A produção da Naughty Dog, que foi lançada em 2020, mostra os desdobramentos do enredo narrado no primeiro game. Bastante aguardado pelos fãs, o game possui uma cena que é bastante aterrorizante e gerou até mesmo muitas críticas por parte de jogadores mais passionais.

Logo nas primeiras horas, Joel é emboscado por um grupo liderado pela nova personagem Abby. Além de tomar um tiro de escopeta na perna, o protagonista é morto por diversos golpes de taco de golfe deferidos na cabeça. A cena horripilante marcou a década porque, além de violenta, pôs fim a um dos nomes mais queridos dos videogames dos últimos anos.

Feto na pia – PT

PT, ou Playable Teaser, é um jogo demonstração de terror que foi lançado em 2014 para PS4. O trailer jogável foi desenvolvido pela Kojima Productions e fazia parte de Silent Hills, título que acabou cancelado posteriormente. Mesmo sendo apenas um trecho, PT foi bastante elogiado pela sua atmosfera tensa e por seus trechos grotescos.

Um dos momentos mais chocantes é a aparição de um feto dentro de uma pia. Em uma das passagens, é possível ver e ouvir a criatura chorando, em um lamurio parecido com o de um recém-nascido. Em outro trecho, o feto simplesmente começa a falar com uma voz de um homem adulto, contando fatos que ocorreram há algum tempo. Mesmo mais de cinco anos depois do lançamento, essas cenas ainda arrepiam e causam horror.

Morte do Coringa – Batman Arkham City

Batman Arkham City é um jogo de ação desenvolvido pela Rocksteady e lançado em 2011. O título pode ser jogado no PS3, Xbox 360, PC, Wii U, Xbox One e PS4 e é o segundo da série Arkham, bastante elogiada pela qualidade narrativa e de gameplay. O jogo, porém, conta com a morte de um dos principais vilões do Homem-Morcego, que se tornou um dos momentos mais chocantes da década recém encerrada.

Em Arkham City, parte do enredo é focado no composto Titan, que é altamente letal e acaba infectando o Coringa. Batman até consegue a cura para a infecção, mas, por causa de um descuido, o frasco com o liquido se quebra. Com isso, o Coringa acaba morrendo sufocado e expondo um sorriso nos lábios, o que tornou a cena bastante marcante e icônica.

Batalha contra Marguerite Baker - Resident Evil 7

O Resident Evil 7 é um jogo de terror desenvolvido pela Capcom e lançado em 2017 para PS4, Xbox One, PC e Switch. O game marcou uma revolução, já que foi o primeiro da série principal a utilizar gameplay em primeira pessoa. O estilo deixou a história mais imersiva e horripilante e funcionou muito bem. O game tem vários momentos chocantes, incluindo um bastante nojento em que o protagonista coloca a mão dentro de um cadáver para pegar um item.

A passagem que muitos fãs consideram a mais impactante, porém, é a luta contra a personagem Marguerite. Na batalha, a vilã possui braços e pernas bastante longos, além de uma colmeia de insetos na parte da frente do corpo. Essas cenas que envolvem a criatura são chocantes por várias razões, mas também por causa dos sustos que o jogador toma no meio do confronto.

Qual é o melhor jogo de Resident Evil? Comente no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo