Uma linha de televisores LED/LCD premium capaz de encarar de frente os aparelhos Q-LED acaba de ser lançada no mercado brasileiro pela LG. É a linha NanoCell, dividida em seis séries: NanoCell 96, NanoCell 95, NanoCell 90, NanoCell 86, Nano 81 e Nano 79. Duas delas formam as primeiras TVs de resolução 8K da marca a serem comercializados no Brasil.

O nome da linha foi escolhido por um motivo: contam com uma tecnologia exclusiva de nanopartículas aplicadas diretamente ao painel, o que ajuda a filtrar as ondas de luz excedentes trazendo, assim, imagens de cores mais puras.

A tecnologia leva para a tela nanopartículas uniformes, de 1 nanômetro, que entregam um leque de mais de 1 bilhão de cores – telas convencionais costumam entregar aproximadamente 16,7 milhões de cores, ou 60 vezes menos.

A espessura de 1 nanômetro é muito mais eficaz do que a média praticada no mercado nas telas Q-LED, que oscila de 3 a 7 nanômetros. O resultado é uma tela que entrega uma experiência cinematográfica, com altos níveis de profundidade e de detalhamento em cenas escuras.

De acordo com Igor Krauniski, gerente geral de produtos televisores da LG Electronics do Brasil, o grande diferencial da tecnologia é a presença de nanopartículas uniformes, de 1 nanômetro, responsáveis pela filtragem mais refinada das cores.

“Essa característica permite a reprodução de cores mais realistas, vibrantes e precisas do que as demais TVs LCD convencionais”, explica Krauniski.

O som da linha NanoCell TV utiliza tecnologia Dolby Vision IQ, que proporciona um padrão de qualidade que vai além do HDR, ajustando, de forma inteligente, o brilho, a cor e o contraste quadro a quadro da tela de acordo com as condições de iluminação do ambiente, enquanto a tecnologia Dolby Atmos entrega um áudio de altíssima qualidade, que contribui para a sensação de imersão do espectador.

Inteligência artificial

A linha NanoCell oferece novidades em relação à conectividade e inteligência artificial (AI): as TVs da LG são as que oferecem o maior número de possibilidades de integração com assistentes pessoais em português.

Os modelos 8K da série – NanoCell 96 e NanoCell 95 – contam com processador α (Alpha) 9 Gen 3 AI. Os modelos 4K (NanoCell 90 e NanoCell86) operam com o α (Alpha) 7 Gen 3 AI, ambos os hardwares utilizando deep learning e inteligência artificial para aumentar ainda mais a qualidade de imagem e som das TVs.

Além da plataforma proprietária ThinQ AI, os televisores contam com Google Assistente e Alexa embarcados, além de oferecem a possibilidade de controle do televisor por meio do Apple Home Kit e Alexa.

Os modelos 2020 permitem a criação de rotinas dentro da plataforma ThinQ AI, além de possibilitarem a realização de comandos de voz “Hands Free” nas linhas Nano95 e Nano96 (8K), sem a necessidade do controle remoto.

Se o usuário preferir ainda assim usar o controle remoto, o modelo Smart Magic foi desenvolvido com exclusividade para a LG. Ele funciona como um cursor, como se fosse um mouse, o que facilita a navegação.

Suporte para jogos

Para os gamers, a tecnologia AMD FreeSync TM da LG NanoCell TV oferece uma experiência de jogo muito mais suave

... e perfeita, reduzindo transições travadas e trepidações.

Presente nos principais consoles, a FreeSync faz com que as TVs entreguem as informações dos jogos de forma completa, reproduzindo fielmente o que foi idealizado pelos desenvolvedores.

Para que não haja nenhum desconforto na visão, a NanoCell, vem equipada com um dispositivo chamado Eye Comfort que funciona como um filtro, diminuindo a emissão de luz azul em seus aparelhos.

Aproveite que os modelos já estão disponíveis nos principais varejistas do Brasil.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo