Elevadores estão presentes em Minecraft desde as primeiras versões do jogo. Originalmente produzidos com barcos de madeira, hoje, com atualizações que introduziram ao game correntes submarinas, o equipamento pode ser feito a partir do controle das correntes de bolhas. Confira, a seguir, como desenvolver seu próprio elevador automático em Minecraft, disponível para PlayStation 4 (PS4), Xbox One, Nintendo Switch, Android, iPhone (iOS) e PC.

Quer comprar jogos, consoles e PC's com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Em Minecraft, o jogador pode criar sua própria corrente submarina utilizando dois blocos: Areia de Almas e Bloco de Magma. Quando disposto em uma coluna de água, o bloco Areia de Almas, encontrado no Nether, emite bolhas que lançam o jogador para cima. Já o Bloco de Magma, presente no Nether e no fundo do oceano, quando em contato com a água, cria o efeito inverso, puxando o jogador para baixo. Esses elevadores podem, também, transportar itens na direção desejada, seguindo a corrente.

Normalmente, por razão de simetria ou de simulação do mundo real, jogadores criam dois elevadores: um para subir, e outro para descer. O Bloco de Magma, no entanto, causa dano ao jogador e não funciona tão bem como elevador. Uma dica mais eficiente para viajar para baixo é cair e utilizar um bloco de água para reduzir o dano da queda.

Um erro comum que pode fazer seu elevador não funcionar é utilizar apenas um balde de água no topo da coluna. Para que o equipamento funcione corretamente, todos os blocos usados devem ser de fonte de água (o que equivale a um balde). Caso seu elevador tenha mais de 10 blocos de altura, é necessário pôr um balde em cada bloco que leva até o topo. Veja, abaixo, o passo a passo para a construção.

Como fazer um elevador no Minecraft

Passo 1. Crie uma estrutura com dois espaços vazios para receber as colunas de água;

Passo 2. Coloque o bloco de Areia de Almas no elevador que irá para cima, e o bloco de Magma no que irá para baixo;

Passo 3. Utilize algum tipo de bloco que impeça o vazamento da água para fora da coluna, mas que ainda permita a passagem de seu persona

... gem – como placas ou portas. Seu elevador pode, também, ser fechado com uma parede ou vidro;

Passo 4. Preencha o elevador com Baldes de Água, sendo um Balde em cada bloco;

Passo 5. Agora basta testar seu novo elevador entrando nele ou inserindo itens.

Qual foi o seu maior feito em Minecraft? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo