O horário de verão pode fazer com que alguns celulares Android adiantem uma hora neste fim de semana, segundo aviso do Google. A empresa explica que a alteração automática pode acontecer em smartphones com Android 9 ou edições anteriores do sistema operacional na primeira hora deste domingo (1º), data em que supostamente começaria o horário de verão em 2020 se o governo não tivesse revogado a prática no ano passado.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Apesar de revogado pelo governo desde abril de 2019, o horário de verão ainda confunde o relógio de eletrônicos. O Google justifica que as mudanças do governo quanto a hora afetam o banco de dados global usado para garantir a pontualidade do relógio em dispositivos, e algumas versões do sistema do Android não teriam acesso à informação atualizada para impedir o adiantamento automático em uma hora.

O problema não atinge smartphones com Android 10 porque essa edição do SO conta com uma funcionalidade que facilita a atualização do banco de dados. O mesmo erro aconteceu mês passado: no dia 18, usuários reclamaram na Internet que smartphones, tablets e outros aparelhos adiantaram uma hora automaticamente. O horário de verão acabou, segundo decisão do Governo Federal, com a justificativa de que não era suficiente a economia de energia elétrica proposta pela mudança de hora.

Como corrigir o relógio do celular

O Google recomenda desativar as opções de "hora automática" e "fuso horário automático" do celular para resolver o problema, e então acertar o relógio manualmente. Você pode pesquisar "que horas são" no buscador da empresa e, então, inserir o horário correto no celular.

Pa

... ra corrigir o erro do horário de verão no smartphone, acesse as configurações e vá até os ajustes de data e hora. Depois, desative a opção "data e hora automáticas" para definir a hora manualmente.


>>> Veja o artigo completo no TechTudo