O Google Assistente pode apresentar algumas falhas no aplicativo para Android e iPhone (iOS). No entanto, é possível corrigir esses erros e resolver problemas no app com poucos passos. Algumas dicas incluem verificar o idioma escolhido, reconfigurar o Voice Match e manter o aplicativo sempre atualizado para que o comando "Ok, Google" não deixe de funcionar. Na lista abaixo, o TechTudo traz algumas dicas para resolver erros apresentados pela assistente de voz.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Conferir se a Assistente está ativa no celular

Pode ser que o comando não esteja selecionado no aplicativo, assim, a Assistente não é capaz de identificar sua voz e responder às suas ações. Para ativar o "Ok Google", basta selecionar o interruptor nas configurações do app para que ele volte a funcionar. Para isso, abra o Google Assistente, toque sobre sua foto no lado direito da tela e, em seguida, toque sobre "Configurações". Acesse a opção "Voice Match" e ative o interruptor ao lado de "Ok Google".

2. Ver se o Voice Match foi configurado

Pode ser que você não tenha ativado o Voice Match também e, se esse for o caso, a Assistente não é capaz de responder aos seus comandos. Ou, ainda, pode ser que você precise configurá-lo novamente para corrigir possíveis falhas. Para isso, acesse as configurações do aplicativo e toque sobre a opção "Voice Match". Depois, assinale "Modelo de voz" e toque sobre "Redefinir modelo de voz". Você deverá dizer "Ok, Google" três vezes e, ao finalizar, toque sobre "Próxima" e, em seguida, sobre "Concluir".

3. Verificar se há atualizações pendentes

Também é importante verificar se há atualizações disponíveis para o aplicativo, já que a última versão do app costuma ser aprimorada e acompanha possíveis correções de falhas. Para atualizar um app no Android, você deve ir até a Play Store e acessar o menu lateral da loja. Em seguida, toque sobre "Meus apps e jogos" e busque pelo Google Assistente. Caso o app esteja desatualizado, haverá uma opção "Atualizar" ao lado. Toque sobre ela para baixar a nova versão do aplicativo e verificar se o problema foi corrigido.

4. Confirmar o idioma da Assistente

Também é interessante confirmar o idioma configurado para a Assistente, já que os comandos podem variar dependendo da língua escolhida. No inglês, por exemplo, o comando é "Hey, Google" em vez de "Ok, Google", como é no português. Para isso, acesse as configurações da Assistente e toque sobre a opção "Idiomas" para confirmar se o app está configurado para o português. Caso não esteja, toque sobre o idioma e selecione a opção "português (Brasil)".

5. Desativar modo de economia de bateria do celular

O modo de economia de bateria dos celulares também pode impedir o funcionamento do Google Assistente. Isso por

... que a opção pode desativar as conexões de Internet do smartphone ou bloquear o funcionamento de apps em segundo plano. Dessa forma, é importante desativar o modo de economia de bateria para verificar se o problema com os comandos foi corrigido. Para isso, vá até as configurações do celular e toque sobre "Bateria" para verificar se a configuração está ativa. Caso esteja, desative-a e veja se a ação foi o suficiente para corrigir o problema.

Via Google

"Ok Google" não funciona: como resolver? Veja dicas no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo