Doom, clássico FPS lançado para PC em 1993, foi mais uma vez utilizado como um marco em hardware. Dessa vez, o responsável foi um youtuber chamado Equalo, que tentou rodar o jogo em uma calculadora usando apenas batatas como bateria. Como o game já foi convertido até mesmo para a tela de um teste de gravidez, a intenção do youtuber não era colocá-lo em um hardware ainda mais rudimentar, mas sim somente mudar sua fonte de energia. Após alguns dias, algumas batatas estragadas e vários contratempos, ele conseguiu executar o FPS e afirmou: "não vale a pena".

Quer comprar consoles, jogos e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Equalo, que já montou um PC Gamer dentro de um Nintendo 8 Bits e é conhecido por seus projetos incomuns, pretendia rodar o jogo em um computador portátil Raspberry Pi Zero utilizando aproximadamente 45 kg de batatas. No entanto, após quatro dias de testes e centenas de pedaços estragados do vegetal cozido, a amperagem não parecia ser suficiente para ligar o pequeno PC.

No quinto dia, o youtuber mudou seu plano: agora, rodaria Doom em uma calculadora gráfica TI-84, que exigia apenas 15 a 30 miliamperes para funcionar. No sexto dia do projeto, após muito sacrifício, Equalo atingiu seu objetivo.

O experimento de ligar aparelhos eletrônicos com uma batata é bastante comum e se aproveita de uma reação química que ocorre no alimento. Quando próximo a um pedaço de metal com zinco, como um prego galvanizado, o ácido fosfórico contido na batata reage e gera uma pequena quantidade de eletricidade.

Utilizando um pedaço de cobre, é possível canalizar essa eletricidade para alimentar dispositivos pequenos, como um relógio à bateria, por exemplo. Porém, n

... ormalmente nada tão ambicioso quanto um computador.

Você ainda joga games retrô nos consoles? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo