A segunda edição do Prêmio Melhores do Ano do TechTudo chega com força total para reconhecer as inovações no campo dos celulares em 2020. Quais foram os aparelhos que te deixaram babando? Com a mão coçando para comprar logo no lançamento? Chegou a hora de descobrir os aparelhos de sucesso ao longo deste ano.

Vá pensando, pois neste ano temos uma novidade: as categorias custo-benefício e top de linha também estão abertas ao voto popular. Isto significa que os leitores do TechTudo também irão escolher os dispositivos, enquanto o júri formado por especialistas continua concedendo a honraria. Em 30 de outubro serão conhecidos os vencedores entre smartphones, TVs, fones de ouvido, apps e muito mais. Entenda como funciona a premiação.

Nas linhas a seguir, conheça detalhes das duas categorias e aproveite para acessar as páginas de votação.

Celular com Melhor Custo-Benefício

Nesta categoria aparecem os celulares que se destacaram nos últimos meses por trazer recursos interessantes sem abrir mão do preço competitivo. Eles são indicados para consumidores em busca de um novo aparelho e que fazem questão de um bom leque de funcionalidades.

Conheça os quesitos:

  • Construção
    Indica se o modelo traz a robustez esperada para um item que normalmente requer alto investimento. Os avaliadores levam em consideração a resistência à água ou poeira, bem como a eventual certificação militar.
  • Câmera
    De nada adianta um telefone com câmera tripla se o resultado final das imagens continua deixando a desejar. Por isso mesmo, são considerados os resultados habituais de fotos feitas em situações do cotidiano.
  • Bateria
    Neste quesito, está em jogo se os aparelhos permitem boa autonomia de uso. Quanto mais tempo longe da tomada, melhor ele se sai.
  • Desempenho
    O smartphone dá conta do recado no uso do dia a dia? São consideradas as utilizações comuns, como as redes sociais, aplicativos de produtividade e streaming de música e vídeos.
  • Tela
    Tamanho, resolução, tipo de painel e densidade de pixels (o tal do ppi) são o objeto de análise.

Os finalistas:

  • Galaxy M31
    Vendido apenas via internet, o Galaxy M31 caiu no gosto do brasileiro por causa da ficha técnica de respeito. Tome como exemplo a bateria de 6.000 mAh – ela é 20% maior que no antecessor Galaxy M30. O modelo conta com armazenamento de 128 GB e câmera quádrupla capaz de tirar fotos de até 64 MP.
  • iPhone SE (2020)
    A Apple está de volta com um celular para quem busca as benesses da maçã aliadas a um preço mais competitivo. O iPhone SE (2020) oferece processador e desempenho veloz, aliado a um visual que os consumidores já conhecem de gerações anteriores. Fãs da marca adoraram o diminuto display de 4,7 polegadas.
  • Moto G8 Plus
    A linha Moto G se tornou queridinha dos brasileiros. Na nova geração, o destaque vai para a câmera tripla capaz de registros com até 48 MP. O design moderno aposta em cores bem vibrantes e inclui tela de 6,3 polegadas.
  • Motorola One Hyper
    Bem diferente. Só assim para definir a câmera frontal do Motorola One Hyper, pois ela se movimenta conforme a necessidade do usuário. A bateria também chama a atenção, com autonomia de até três dias nos testes feitos pela redação.
  • Redmi Note 9
    A Xiaomi segue apostando no país, e resultado disso tem a ver com o Redmi Note 9. O smartphone conquistou fãs em busca de produtos em cores sortidas. Já as especificações não deixam por menos: várias opções de memória RAM e de armazenamento, além do carregador de alta velocidade incluso no pacote.

Categoria Celular Top de Linha

... 2>

Esta categoria avalia os smartphones mais cobiçados e poderosos do mercado. Eles devem chegar ao extremo do que é possível realizar – em termos de produtividade e de jogatina – num verdadeiro computador de bolso. Aqui está o suprassumo do que foi produzido pelo setor de telecomunicações ao longo de 2020.

Saiba os quesitos:

  • Construção
    Indica se o modelo traz a robustez esperada de um smartphone em 2020. Os avaliadores levam em consideração a resistência à água ou poeira, bem como a eventual certificação militar. O design também é considerado.
  • Câmera
    De nada adianta um smartphone com múltiplas câmeras se as imagens finais deixam a desejar. Por isso mesmo, o júri observa os resultados habituais de fotos feitas em situações do cotidiano e também em condições extremas, como baixa luminosidade, em movimento e no chamado modo retrato.
  • Conectividade
    Todos os celulares mais recentes do mercado têm Wi-Fi, mas nem todos estão aptos a funcionar com o Wi-Fi 6 ou mesmo com 5G. Estes pontos são considerados.
  • Recursos avançados
    Até mesmo pelo preço cobrado, os telefones desta categoria precisam fazer mais. O júri é incentivado a considerar se o modelo oferece recarga rápida (e em qual potência), recarga reversa, tecnologias para melhorar a experiência em jogos e bateria de longa duração.
  • Diferenciais
    O mercado está repleto de celulares com recursos inéditos. Seja a caneta stylus, a visão noturna acima da média ou mesmo o zoom digno de apreciadores de astronomia – todos estes pontos são considerados.

E agora os finalistas:

  • Galaxy Note 20 Ultra
    O celular todo-poderoso da Samsung estreia canetinha S Pen mais potente neste ano, com direito a novos gestos e maior precisão. Para além do visual elegante, o modelo conta com ficha técnica potente, inclusive memória RAM de 12 GB e câmera tripla que se dá bem na maioria das ocasiões.
  • Galaxy S20 Plus
    Os sul-coreanos não pouparam esforços ao reimaginar a câmera da linha S. No caso do Galaxy S20 Plus, o consumidor tem à disposição um visual moderno, hardware competente e recursos extras que só estão presentes no Android da empresa. A adição da câmera DepthVision auxilia na produção de belos retratos.
  • iPhone 11 Pro Max
    O mais poderoso smartphone da Apple desembarcou por aqui com telona de 6,5 polegadas, novas cores com tratamento fosco e os demais benefícios característicos da marca. Por exemplo, o desempenho fora de série na realização de tarefas ou ao intercalar entre aplicativos.
  • Mi Note 10
    Parece não haver limites para a quantidade de câmera que a Xiaomi consegue colocar num telefone. Tome como parâmetro o Mi Note 10 e suas cinco câmeras na traseira. Com ele, o usuário pode explorar diversas combinações de ajustes para chegar ao melhor clique.
  • Motorola Edge Plus
    Depois de anos apostando em modelos básicos e intermediários, a Motorola está de volta à classe dos smartphones flagship – aqueles com diferenciais inigualáveis. O Edge Plus conta com tela de cantos curvos, um novo sistema de notificações e atalhos para tirar proveito do design moderno. Na frente, selfies de 25 MP.

Vale ressaltar que foram considerados os smartphones lançados até setembro. São os modelos que já estão na praça e puderam ser avaliados tanto pelos leitores quanto pelo júri. Há, portanto, uma ausência notável: a linha do iPhone 12, recém-apresentada num evento no último dia 13. Os smartphones chegam às lojas dos Estados Unidos somente em novembro e não têm previsão de vendas no Brasil.

O júri

Não é tarefa fácil escolher os melhores produtos do mercado. Convocamos para esta missão alguns dos maiores especialistas do setor. Eles vivem e respiram tecnologia.

  • Camila Rinaldi – Editora-chefe do Canaltech
  • Henrique Martin – Editor da Interfaces
  • Joyce Macedo – Editora do TecMundo
  • Junior Nanetti – Apresentador do Loop Infinito
  • Thássius Veloso – Editor do TechTudo e comentarista da CBN e da GloboNews


>>> Veja o artigo completo no TechTudo