Os smartphones gaming estão cada vez mais populares no mercado, e como já seria de esperar, temos cada vez mais fabricantes metidas nesta ‘luta’ ao trazer aparelhos cada vez mais apetrechados e com menos defeitos, ao mesmo tempo que já dá para ver uma pequena guerra de preços.

Dito tudo isto, o Black Shark 3 da Xiaomi chegou às nossas mãos para nos tentar mostrar o que é um ‘gamer phone’ a sério…. E na verdade, até impressionou, visto que é um aparelho com poucos compromissos, ao equipar melhor CPU do mundo Android, ao mesmo tempo que joga com um preço bastante interessante.

Assim sendo, caso ainda não conheça a Black Shark, estamos a falar de uma subsidiária da gigante Chinesa Xiaomi, uma fabricante que nos habituou a oferecer grandes equipamentos a preços baixos.

Afinal de contas, no caso deste Black Shark 3, estamos a falar de um equipamento que traz o recente CPU Qualcomm Snapdragon 865, suporte às novas redes 5G, ecrã OLED capaz de chegar aos 90Hz, 12GB de RAM LPDDR5, armazenamento rápido UFS 3.0, um modulo de cameras triplo com um sensor principal de 64MP, entre muitas outras coisas… Tudo isto por um preço que ronda os 500€!

Em suma, não será fácil encontrar um rival que seja capaz de oferecer estas especificações e capacidades Gaming a este preço!

Design e Ecrã – O Black Shark 3 tem um design que define logo o foco do equipamento

Como poderá ver nas imagens, o Black Shark 3 é um equipamento mais grosso que o comum. Contudo, para não meter em causa o conforto no uso do dia a dia e sessões de gaming, a fabricante implementou uma curvatura lateral que não só lhe dá um aspeto premium, como facilita imensamente o seu uso.

Posto isto, a verdade é que continua a ser um aparelho de grandes dimensões, por isso, se não está habituado a smartphones destas dimensões poderá ter um surpresa desagradável com o passar do tempo. Afinal de contas, o equipamento não só é maior mas também é mais grosso e mais pesado que a maioria dos smartphones (Peso: 222g). Mas lá está, quando o coloca na horizontal e o começa a utilizar verá que tudo faz mais sentido, ao fim ao cabo, o equipamento oferece um experiência Gaming simplesmente brutal!

Entretanto, ao nível dos botões, temos uma boa construção com o comum On/Off na lateral direita numa zona favorável, bem como um botão Gaming que transforma o equipamento numa consola numa zona inferior para não atrapalhar o seu uso normal. Já na lateral esquerda, terá os botões de volume, na parte superior a entrada 3.5mm, na zona inferior a entrada Type-C e a por fim, na sua traseira irá ainda encontrar uma entrada proprietária da Xiaomi para utilizar os muitos acessórios à escolha.



Adiante, na traseira poderemos ainda encontrar o módulo triplo de câmeras, bem como as suas 3 zonas com RGB! Afinal de contas, estamos a falar de um equipamento Gaming, por isso, o RGB teria de marcar presença! É que caso não saiba, o RGB garante no mínimo mais 45FPS em qualquer jogo! (Qualquer pessoa sabe que isto é verdade… Não é!)

Ecrã

Quanto ao ecrã, temos aqui um painel Fluid AMOLED de 6.77″, capaz de oferecer uma resolução de 1080 x 2400, sendo também capaz de chegar 90Hz, 500nits, ao mesmo tempo que suporta HDR10+.

Em suma, poderá terminar uma sessão de jogo para prontamente ir ver um filme ou uma série, tudo graças à qualidade visual deste ecrã. (As cores são realmente brutais)

Mas claro está, o que mais irá chamar a atenção dos jogadores é mesmo o ecrã de 90Hz. Mas como isto obriga a um maior gasto de bateria, temos de dizer que estes 90Hz são inteligentes, ou seja, o Black Shark não está sempre a 90Hz, apenas chega a esta frequência quando é realmente necessário

Entretanto, dentro do mesmo tema, também poderá ativar a tecnologia MEMC, que com ajuda de um Chipset de imagem independente, temos um aumento da fluidez dos vídeos até 90Hz. Garantindo uma melhor e mais fluída experiência.

Por fim, poderá ver que existem margens na parte superior e inferior do equipamento… Que normalmente são imensamente criticadas, mas que aqui têm um propósito e até são muito bem vindas! Ao fim ao cabo, quando estou a jogar garantem uma zona onde posso descansar as mãos sem interferir com o ecrã e consequentemente no jogo.

Black Shark 3: Potência e Bateria

Este equipamento traz um design “Gaming” que tende a ser muito mais agressivo que o normal, mas lá está, tem razões para tudo isto. Afinal de contas, temos o melhor CPU do mercado neste equipamento, que através do incrível arrefecimento “liquido” incluído é capaz de manter a performance sem grandes problemas.

Tenha em conta que aqui poderá utilizar este Qualcomm Snapdragon 865 com Overclock!

Em suma, como deve imaginar, tudo o que instalei no equipamento foi executado da melhor forma possível mesmo puxando os gráficos ao máximo! Mas… e a Autonomia?!

Ora bem, o Black Shark 3 não brinca em serviço em nenhum departamento, muito menos na Autonomia. Este smartphone equipa uma bateria Li-Po dupla capaz de 4720 mAh. Capaz de garantir uma utilização normal acima das 8 horas com o ecrã ligado, garantindo também 6 horas de jogo sem interrupções dependendo do modo que colocar o CPU.

Mas lá está, além de tudo isto, graças ao carregador rápido de 65W, terá o equipamento de volta aos 100% em apenas 38 minutos.

Black Shark 3: Câmeras

É inegável que quando falamos de smartphones gaming, os fãs do mundo da fotografia até tremem… É que historicamente, estes aparelhos são muito fracos nesta componente, para se focarem a 100% nos jogos. Pois bem, parece que essa tendência está mesmo cada vez mais rara nos dias que correm! Afinal, se pensa sobre este equipamento, está muito enganado, as câmeras não o vão deixar na mão de forma alguma!

O seu módulo principal de câmeras equipa 3 sensores distintos, o principal de 64MP f/1.8, um ultrawide de 13MP f/2.3 e ainda um sensor de profundidade de 5MP. Entretanto, o sensor frontal é também capaz de garantir um bom ‘selfie game’, graças à sua câmera de 20MP.

Veja algumas fotos tiradas por este equipamento em baixo.

Como pode ver em cima, o equipamento não desilude na maioria das ocasiões!

Aliás, é um dos telemóveis mais rápidos que tive para capturar uma fotografia! Garante uma resposta rápida mesmo em modo normal, isto salientou-se muito mais quando a 120km/h consegui tirar várias fotografias aos carros em direção contrária, que curiosamente não ficaram nada más! (Era um passageiro no carro :P)

Ou seja, as fotos diurnas são brutais, ao apresentar imensas cores e bom detalhe mesmo na camera Ultrawide.

Já nas fotos nocturnas, o equipamento tem uma maior dificuldade para cumprir a sua missão, mas ainda assim, mostrou que não veio para brincar! Mantendo as fotos rápidas, mas claro, irá começar a notar alguma distorção na foto. Infelizmente, se colocar o sensor ultra-wide à noite, poderá acabar por não ver mesmo nada na imagem capturada.

Ok, as fotos são boas, e os vídeos?

Pois bem, apesar de tirar boas fotos, a verdade é que nos vídeos… O resultado é igual ou melhor! Este equipamento surpreendeu imenso na gravação de vídeos em filmagens 1080p, garantindo uma estabilidade incrível. Dito isto, nos 4K ficámos impressionados com os detalhes da imagem, mas desiludidos com a estabilidade.

Resumidamente, ao contrário do que estava à espera, as câmeras surpreenderam-me bastante, isto num equipamento focado no Gaming. Claro que não tem aqui um P40 Pro, S20 Ultra, ou similar… Mas oferece uma performance facilmente acima da média.

Black Shark 3: Rede, Áudio e RGB

O Black Shark 3 além do 5G, traz consigo a tecnologia Wi-Fi 6 aliada a uma antena dupla em “X”, garantido mais estabilidade e mais 250% de acréscimo de velocidade em relação ao Wi-FI 5. Entretanto, também tem a funcionalidade de conexão dupla que torna possível utilizar a rede 5G junto com o Wi-Fi para que nunca lhe falhe nada! Ou seja, posso garantir que a rede não será problema!

Áudio

Apesar de tudo o que este menino oferece, temos de ter noção que estamos a falar de um telemóvel. E como tal, a sua funcionalidade principal é fazer chamadas e enviar mensagens! Ora bem, dito isto, garanto que irá ouvir a outra pessoa perfeitamente na coluna superior, visto que esta é capaz de garantir um volume bem acima do normal. Aliás, ao contrário da grande maioria dos smartphones que me passam pelas mãos, no Black Shark fiquei apenas pelos 70~80% de volume, caso contrário ficaria sem tímpanos. Tudo porque o equipamento está equipado com dois altifalante frontais.

Chegamos ao RGB!

A traseira do Black Shark 3 traz consigo três zonas RGB personalizáveis. Neste campo, podemos dizer que alguém dedicou alguma atenção ao detalhe, isto porque até a ouvir musica o RGB reage conforme o volume, o mesmo liga ou desliga as zonas de RGB e aumenta a luminosidade ao som da música.

É um toque que não irá influenciar em nada o desempenho ou restante design da máquina, mas que na nossa opinião completa bem o pacote do aparelho.

Conclusão

Ora bem, se gosta mesmo de jogar no seu smartphone, o Black Shark 3 é sem sombra de dúvida uma escolha acertada.

Afinal, terá um processamento de topo, bem como muitas e boas outras funcionalidades a um preço quase imbatível. Este aparelho garante boa receção de rede, uma resposta do ecrã e ao toque rápida, boa autonomia, excelente áudio, impressionando bastante no campo das câmeras.

Tudo isto por um valor a rondar os 550€!


Ademais, o que pensa sobre isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.