A Qualcomm anunciou nesta segunda-feira (27) o lançamento de uma nova tecnologia de recarga que promete abastecer o celular em cerca de 15 minutos. Chamada de Quick Charge 5, ela depende de um carregador de 100 W em smartphones com bateria de 4.500 mAh. O recurso ainda está sendo testado, mas deve aparecer ainda neste trimestre, inicialmente em celulares Android com processadores Snapdragon 865 e 865 Plus.

O Quick Charge 5 é quatro vezes mais rápido do que a geração anterior, o que significa dez vezes mais entrega de energia. Isso também indica que metade da bateria poderá ser recarregada em cinco minutos. A Xiaomi será a primeira fabricante que usará o recurso.

Ao passo que avança na velocidade de carregamento, a marca também precisa repensar as medidas de segurança para o novo formato. Algumas das mudanças para aprimorar o cuidado foram inserir 12 proteções separadas de tensão, corrente e temperatura, incluindo proteção contra sobretensão de entrada USB a 25 V e controles de potência externos além de 30 V.

Outras características do Quick Charge 5 são os novos circuitos integrados de gerenciamento de energia SMB 1396 e SMB 1398. Eles suportam baterias de célula única e dupla, assim como voltagens maiores do que 20 V.

Os carregadores com o selo Quick Charge 5 vão funcionar com smartphones habilitados para todas as versões anteriores, com exceção do Quick Charge original. O dispositivo também é compatível com o USB tipo C e PD.

Veja também: 4 coisas que você nunca deve fazer no Android

Além disso, o aparelho é o primeiro a apresentar um padrão de carregamento com as tecnologias Qualcomm Battery Saver e Smart ID. Esses detalhes são capazes de determinar de forma eficaz a velocidade de carregamento baseado em condições para diminuir a degradação da bateria

... e testar o adaptador para gerar a quantidade ideal de energia.

Apesar de representar uma novidade, o carregador da Qualcomm não é o único a oferecer carregamento rápido em tão pouco tempo. A exemplo disso, há um aparelho da Oppo que reabastece uma bateria de 4.000 mAh em 20 minutos.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo