O Google criou uma tatuagem inteligente que transforma a pele em uma espécie de painel touch. O protótipo visa usar tatuagens especiais para controlar aparelhos com o corpo. O projeto apelidado de SkinMarks é desenvolvido desde 2017 por pesquisadores da Universidade de Sarre, na Alemanha, com apoio do gigante das buscas.

A tecnologia funciona por meio de sensores que são acoplados ao corpo do usuário para que ele possa acionar o mecanismo pelo toque ou por gestos parecidos com os usados no celular, por exemplo. A ideia do projeto é conectar-se aos dispositivos de forma mais natural, já que será possível usá-los com movimentos instintivos.

O funcionamento da tatuagem como touchpad é feito por uma série de sensores que serão aplicados em uma parte curva do corpo, como na lateral do dedo, que é articulada. Além disso, o estudo prevê que elas também poderão funcionar em superfícies ósseas ou irregulares.

A composição do dispositivo consiste em uma tinta condutora de serigrafia em papel de tatuagem que é selado termicamente para poder ser inserido no corpo. Desta forma, o usuário não precisaria olhar para o aparelho e seria necessário apenas tocar na tatuagem para controlar um dispositivo.

O protótipo não é construído necessariamente pensando em um produto final. Ao contrário disso, grande parte dos estudos financiados pelo Google foca mais no projet

... o, podendo gerar até mesmo novas tendências, mas não necessariamente o produto em si. Portanto, não há informações sobre a chegada da tecnologia ao público.

Com informações de Techradar



>>> Veja o artigo completo no TechTudo