O Google Ads é uma ferramenta de publicidade do Google que permite anunciar serviços e produtos no site de pesquisas mais famoso do mundo. É possível criar campanhas e anúncios, monitorar os acessos à página e receber ajuda de especialistas de marketing por meio do aplicativo para Android e iPhone (iOS). A plataforma possibilita que empresas ganhem mais visibilidade e alcancem mais clientes ao exibir itens na primeira página do buscador.

O Google Ads ainda permite que os usuários anunciem em outras plataformas, como aplicativos e sites parceiros do Google e o próprio YouTube. Para ter acesso ao serviço, basta utilizar sua conta do Google. Confira, na lista a seguir, como funciona o Google Ads, o que é a plataforma e como usar.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Google Ads: o que é?

O Google Ads é uma plataforma de publicidade online na qual o usuário pode anunciar seu site, produto ou serviço para aparecer como resultado pago na primeira página do Google, em sites parceiros ou em outras plataformas.

Por meio do aplicativo ou do site, anunciantes criam anúncios que são exibidos como links patrocinados no topo dos resultados de pesquisas referentes ao tipo produto ou serviço buscado. A ferramenta é uma das mais significativas fontes de receita do Google.

Como funciona o Google Ads?

O Google Ads funciona de forma pré-paga — ou seja, o usuário determina o valor máximo que deseja pagar por cada clique no seu anúncio durante um mês, e o Google desconta essa quantia do crédito pago por um cartão de crédito ou boleto bancário. É preciso criar uma lista de palavras-chave que caracterizam o produto oferecido — assim, quando algum potencial cliente pesquisar determinado item no buscador, ele pode encontrar o serviço que o anunciante disponibiliza.

Os usuários que fazem propaganda de um mesmo tipo de serviço ou produto competem entre si para ganhar posição nos resultados de pesquisa, em uma espécie de leilão. A classificação da campanha estabelece em qual lugar seu anúncio se posicionará na página do Google, definida pelo valor máximo que o anunciante deseja pagar no custo por clique (CPC) e pelo índice de qualidade (nota que o Google atribui para a sua campanha).

O anunciante que obtiver o melhor resultado alcançará os primeiros posicionamentos na página de buscas para aquela palavra-chave no Google. Vale destacar que o CPC só é descontado quando algum usuário efetivamente clica no anúncio.

Qual o passo a passo para criar uma conta no Google Ads?

É recomendado configurar a conta do Google Ads pelo computador, para ter acesso a todos os recursos completos. Nessa etapa, ainda não é preciso configurar a campanha e, por isso, é possível pular algumas etapas relacionadas à configuração do anúncio, já que o usuário pode editar esses dados a qualquer momento pelo aplicativo ou pelo site.

Acesse o endereço (ads.google.com) e faça o login com uma conta do Google. Na página inicial, toque em "Alternar para o modo especialista", na parte inferior da tela. Selecione a meta da sua campanha e em qual rede você deseja anunciar. Para criar um anúncio na página de buscas do Google, toque em "Rede de Pesquisa". Depois, selecione o site da sua empresa e pressione "Continuar". Para prosseguir, digite o nome da campanha e adicione o valor de orçamento diário. Toque em "Salvar e continuar".

Em "Configurar grupos de anúncios", role a página e toque novamente em "Salvar e continuar". Para prosseguir, na etapa "Criar anúncio", pressione "Salvar e continuar&am

... p;quot;. Já na página de faturamentos, é preciso confirmar algumas informações de pagamento, como país de divulgação do produto, CPF, data de nascimento, endereço etc.

Além disso, é necessário selecionar uma forma de pagamento. Se o usuário optar pela opção de boleto bancário, é preciso selecionar um valor de, no mínimo, R$ 40. Essa quantia não precisa ser paga, mas é preciso passar por essa etapa para finalizar o processo de criação de conta. Após gerar o boleto, toque em "Explorar sua campanha" e pronto, você terá acesso à sua conta do Google Ads.

Quais são os recursos do Google Ads?

O aplicativo do Google Ads permite criar campanhas e anúncios, atualizar os lances do CPC, gerenciar o orçamento e o status da campanha, editar as palavras-chave e visualizar estatísticas da campanha (quantos cliques seu anúncio teve e as conversões). Além disso, o Ads disponibiliza especialistas de marketing do Google para auxiliar os anunciantes a montarem uma estratégia.

Como anunciar com o Google Ads?

Para criar um anúncio pelo aplicativo Google Ads, toque em "Mais", no canto inferior direito da tela. Depois, pressione "Anúncio", toque no ícone "+" e selecione a opção "Anúncio de texto". Para prosseguir, preencha as informações do seu anúncio (URL do site, título e texto de descrição) e toque em "Salvar".

O Google só exibirá seu anúncio caso você tenha adicionado um cartão de crédito ou pagado um boleto com o valor do orçamento e, também, após aprovar o conteúdo para garantir a conformidade com as políticas de publicidade da empresa.

Como ganhar dinheiro com o Google? Veja dicas no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo