O Google Chat é a plataforma de mensagens do Google que está disponível aos usuários assinantes do G Suite. O programa é utilizado para facilitar a comunicação entre as pessoas que trabalham em instituições que assinam os serviços exclusivos do Google, como o e-mail corporativo. Antes de ser integrado ao G Suite, os assinantes utilizavam o Hangouts para enviar mensagens e realizar chamadas de voz e de vídeo. Entretanto, o antigo mensageiro foi substituído pelo Chat e pelo Meet, uma atualização que deixou mais clara a função de cada aplicativo.

Ao contrário do antigo Hangouts, que fornecia apenas o modelo comum de mensagens integrado aos serviços disponíveis, a nova plataforma possui funções importantes para atender às demandas de empresas e instituições, pois permite realizar conversas com os membros das organizações facilmente. Confira, a seguir, como funciona o Google Chat e quais são suas principais funções .

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Veja também: como atualizar o Google Chrome no celular

Plataformas

Os usuários do G Suite podem acessar ao Google Chat diretamente no navegador do computador. Entretanto, o mensageiro também possui aplicativo para desktop, disponível para os sistemas Windows e Mac. Além disso, é possível usar o Chat por meio de apps para celulares Android e iPhone (iOS). Ao utilizar o Google Chat em diversas plataformas, o usuário é notificado sobre novas mensagens no celular e no computador, o que ajuda a acompanhar as conversas rapidamente.

Principais recursos

No Google Chat, os usuários podem enviar mensagens para grupos específicos ou iniciar chats individuais com as pessoas do seu local de trabalho. As salas de conversa podem ser utilizadas para discutir assuntos de uma equipe ou para informar a todos da instituição sobre ações importantes. Nas conversas em grupo, as mensagens são divididas por assuntos mostrados em formato de fio de pensamento e que são respondidos separadamente, o que ajuda a organizar as discussões.

Também é possível mencionar participantes da sala nas conversas, para isso basta digitar "@ nome do usuário" e selecioná-lo. Além disso, nas conversas individuais, é possível que o usuário ative ou desative o histórico. Este recurso exclui as mensagens após 24 horas e garante mais segurança às mensagens importantes.

Conversas com pessoas de fora da organização

O Google Chat permite que os usuários da organização conversem entre si de maneira simples. Entretanto, também é possível enviar mensagens individuais para pessoas de fora da organização e adicioná-las em salas de conversa. O convite para a conversa é enviado para o e-mail do usuário que não possui o G Suite. Com o link para abrir o Google Chat enviado por e-mail, qualquer pessoa de fora pode acompanhar as conversas.

Integração com outros serviços do Google

O Chat possui integração com os principais serviços do Google, como o Drive, Meet e Gmail. Tanto nas mensagens individuais quanto nas salas de conversa, é possível iniciar uma reunião no Meet. Além disso, os usuários também podem enviar arquivos armazenados no Drive, função que deixa todos os participantes da sala visualizarem e comentarem nos documentos. Já a integração com o Gmail permite que todas as mensagens no chat sejam encaminhadas para a caixa de entrada do e-mail do usuário, o que garante uma cópia de segurança das conversas.

Instalação de bots

Outra função disponível no Google Chat é a instalação de bots para melhorar a experiência dos usuários no programa. Estão disponíveis div

... ersos bots que integram o Chat a outros serviços do Google e de outras empresas, como Asana e Trello. Ao fazer a instalação, o usuário pode agendar tarefas e reuniões facilmente, basta enviar uma mensagem para o bot escolhido. Entretanto, a maioria dos bots compreende apenas comandos em inglês.

Para adicionar bots, basta clicar na barra de pesquisa do Chat e selecionar a opção “Encontrar um bot”. Ao escolher, o usuário deve clicar em “Adicionar” e escolher “Enviar mensagem”. O bot será listado na barra de usuários e ajudará a organizar o dia a dia do usuário. Além disso, também é possível adicionar os robôs em salas de conversa, basta clicar na opção “Adicionar à sala” e escolher a conversa em que deseja instá-lo.

Função “Não Perturbe”

Por ser um programa utilizado por empresas e instituições, o Google Chat permite que o usuário desative as notificações por 30 minutos ou até oito horas. Dessa forma, a pessoa não aparecerá online e as mensagens enviadas neste período serão notificadas quando o modo “Não Perturbe” for desativado. Para desativar as notificações após determinado horário, basta clicar no status “online” e escolher o período que deseja ficar inativo. A função pode ser utilizada para não receber mensagens fora do horário de trabalho.

Qual é o melhor editor de documentos? Deixe a sua opinião no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo