A Samsung registrou uma nova patente que descreve óculos de realidade aumentada para ajudar a dirigir. O documento mostra um aparelho capaz de exibir mapas e instruções diretamente nos olhos do motorista. Além disso, o dispositivo poderia mostrar pontos de interesse como postos de combustíveis e restaurantes sobrepostos ao mundo real.

Uma solução do tipo evitaria com que o usuário tenha que mover os olhos para o painel do veículo, reduzindo distrações. Além disso, o recurso promete experiência ainda mais imersiva daquela oferecida por automóveis que mostram informações no para-brisa.

Conforme descreve a patente, a invenção da Samsung requer que os óculos inteligentes estejam conectados ao celular para obter os mapas e o sinal de GPS. Além disso, o carro precisaria ter sensores e câmeras para adequar a visualização ao movimento do motorista ao dirigir. Desta maneira, o sistema poderia mostrar objetos diferentes ao olhar em diferentes ângulos.

Alguns destes acessórios já são fabricados pela Samsung, como câmeras veiculares e unidades de entretenimento. A empresa também produz processadores que poderiam estar presentes no hardware de um eventual Galaxy Glass.

Curiosamente, a companhia sul-coreana abandonou a plataforma Samsung XR de realidade virtual, campo que guarda relação com a realidade aumentada. Ainda não se sabe se a Samsung planeja realizar parcerias com programadores independentes, nos moldes das lojas Play Store, do Google, e App Store, da Apple.

Relembre o lançamento do Gear VR, óculos de realidade virtual da Samsung

A Apple também sugere estar em processo de desenvolvimento de seus óculos de realidade virtual e aumentada. A empresa já registrou diversas patentes envolvendo a tecnologia, incluindo uma que revela a presença de um display de alta resolução.

Este nível de detalhes não aparece na invenção da Samsung. No entanto, ao contrário da rival, a dona do Galaxy S20 já confirmou publicamente que está trabalhando no wearable. Na CES 2020, a companhia exibiu uma demonstração de um hea

... dset smart que trabalhava em conjunto com um exoesqueleto robótico com tecnologia que ajuda a emagrecer.

Ainda não se sabe, por ora, quando o projeto poderá ser anunciado como um produto para o consumidor final.

Com informações de Sammobile e Phone Arena



>>> Veja o artigo completo no TechTudo