O Opera GX é uma versão do navegador de Internet que promete ser focada em gamers. Para conquistar esse público, o browser aposta em uma interface gráfica mais ousada e conta com recursos de customização que têm integração com o Razer Chroma. Além disso, ele oferece outras funções interessantes, como uma ferramenta de gerenciamento de consumo, como RAM e CPU, para que o navegador não pese no sistema e não atrapalhe as partidas.

O navegador tem a mesma base na tecnologia do Chrome, usada também pelo Opera comum. Disponível para Windows, macOS e Linux, o Opera GX é gratuito e também conta com opção para smartphones Android e iPhone (iOS). Na lista a seguir, confira mais informações sobre o Opera GX e veja se vale a pena usar a edição gamer do browser.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Veja também: Quatro coisas que você nunca deve postar nas redes sociais

1. Controle de recursos

O Opera GX oferece uma ferramenta de controle de recursos que permite fixar limites de consumo de banda larga, memória RAM e processamento. A ideia é que, ao jogar, o usuário possa limitar o desempenho do navegador, liberando, assim, mais recursos do sistema para curtir os games.

Para usar o GX Control, basta clicar no atalho da barra lateral. Uma faixa de opções será acionada: é possível controlar o volume de dados que o navegador pode consumir, verificar o gasto de memória RAM e de processador, além de impor limites para esses dois recursos por meio dos controles na interface.

2. Integração com a Twitch

É possível usar a integração do Opera com a rede para receber notificações, interagir com os jogadores que você segue e também acompanhar transmissões. O atalho fica na barra lateral do navegador: basta vincular sua conta para começar a usar a Twitch dentro do Opera GX sem precisar abrir uma nova aba.

Para usar o recurso, basta clicar no atalho para a Twitch, indicado pelo ícone da plataforma na barra lateral do navegador. Com a plataforma conectada, você pode usar os recursos da rede de streaming sem precisar abrir uma nova janela no navegador e sem obstruir completamente a sua tela.

3. Mensageiros integrados

Assim como a edição convencional do Opera, o Opera GX vem com suporte ao uso de mensageiros diretamente no navegador. É possível conectar sua conta do WhatsApp, Telegram e Messenger, por exemplo, sem precisar usar apps para computador, ou mesmo depender de uma aba aberta no navegador para receber e enviar mensagens.

Para ter acesso, é preciso antes configurar a barra lateral. Em “Configurações”, pesquise por “barra lateral” e escolha quais mensageiros deseja fixar. Feito isso, basta realizar os processos de vinculação da sua conta ou login para passar a usar o serviço da sua preferência dentro do Opera GX.

4. Customização e integração com Razer Chroma

Quem usa um PC gamer com hardware da Razer pode usar a integração com o Razer Chroma. Dessa forma, qualquer cor que você escolher para o navegador será replicada nos LEDs dos seus periféricos. Mesmo que você não tenha equipamento da Razer, ainda pode replicar manualmente a cor dos LEDs no navegador.

O jeito mais simples de fazer isso é pelo menu de “Configuração fácil”, no canto superior direito do Opera GX. Abrindo o menu, é possível selecionar tons de cores para a tipografia e ícones do navegador, além de escolher papéis de parede para a tela inicial do Opera gamer.

5. GX Corner

O GX Corner é um recurso que agrega notícias do mundo gamer e permit

... e que você fique por dentro dos lançamentos e novidades da indústria. Se a ferramenta não estiver evidente no seu navegador, você pode fixá-la na barra lateral usando tanto as “Configurações” como o menu “Configuração fácil”, que mencionamos anteriormente.

Além de colocar em evidência os lançamentos mais próximos, o GX Corner também dá destaque à seleção de games que estão gratuitos no período e mostra os títulos em oferta.

6. VPN integrada

O Opera GX, oferece uma VPN integrada que o usuário pode acionar quando desejar navegar com maior privacidade. Embora seja completamente gratuita, a ferramenta vem desabilitada por padrão e tem limites de banda por mês.

Para acionar, vá até as “Configurações” do Opera GX e busque por “VPN”. Clique na caixa de seleção para ligar o recurso que, passará a ficar disponível na barra de endereços do navegador: para ativar, basta clicar no botão “VPN” antes do endereço da página para acionar a funcionalidade.

7. Vídeo desencaixado

Outro recurso também presente na versão comum do Opera é a possibilidade de assistir a vídeos desencaixados do navegador. A ferramenta pode se mostrar especialmente útil para quem costuma acompanhar guias e tutoriais relacionados a modos específicos ou desafios mais complicados. Com o vídeo “solto” da página original, você pode continuar jogando e assistir ao guia ao mesmo tempo, na mesma tela.

Para usar a função, assim que você iniciar a reprodução de um conteúdo no Opera GX, haverá um botão centralizado, na borda superior do vídeo. Clicando sobre ele, a tela de vídeo “desencaixa” da página original: você pode movê-la, arrastá-la e mantê-la em cima de qualquer outra janela do seu desktop.

Qual é a melhor versão do Windows? Descubra no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo