Airline Commander é um simulador de avião disponível para download grátis que oferece uma jogabilidade realista ou simplificada, para jogadores de todos os níveis de habilidade. Usuários podem pilotar diversos tipos de aeronaves diferentes, pousar em aeroportos de várias cidades, ganhar dinheiro por percorrer rotas por todo o mundo e montar sua própria companhia aérea. Sua performance também pode garantir ganhos extras ao manobrar bem tanto nos céus quanto nas pistas do aeroporto.

Confira, no tutorial a seguir, como baixar e jogar Airline Commander em celulares Android e iPhone (iOS), além de dicas para mandar bem no game. Saiba também se é possível conseguir dinheiro infinito no título.

Quer comprar consoles, jogos e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Como jogar

O objetivo em Airline Commander é ter uma grande companhia aérea, com muitas aeronaves, pilotos e diferentes rotas para escolher. No início do jogo não há muitas opções, mas aos poucos o jogador pode realizar contratos nas rotas já disponíveis para ganhar dinheiro. Os pontos de voo funcionam por um sistema de energia, que é gasta para o jogador poder voar nas rotas. Após algum tempo, o usuário recebe também pilotos que podem ganhar dinheiro por sua companhia, sem que o próprio jogador precise pilotar.

Nas missões, há duas formas de controlar o avião: "Assistido" e "Simulação". Na primeira, o game ajuda a realizar os procedimentos, enquanto na segunda todo o funcionamento do avião fica por conta do jogador. Ao final de cada contrato, o usuário é avaliado em sua performance e pode ganhar mais dinheiro e mais pontos de voo se tiver ido bem.

Tipos de controle

Inicialmente, o game vem configurado com controles no acelerômetro, em que é preciso inclinar o smartphone para mover o avião na tela. No entanto, ao tocar no ícone de engrenagem no menu principal, é possível acessar as opções do game. Nesse menu, há a possibilidade de trocar o controle para um "Joystick Virtual", em que o jogador toca em algum lugar livre da tela e move um manche virtual. A barra de "Sensibilidade", por sua vez, determina em ambos os controles o quanto o avião se move de acordo com o controle.

Como pousar

Uma das atividades mais fáceis do jogo é pousar o avião, ao menos em relação às outras. Ao se preparar para o pouso, o jogador deve alinhar a aeronave com o traçado exibido pelo game e diminuir sua velocidade e altura aos poucos. A velocidade pode ser vista em nós (knots) e a altura em pés (feet) com uma inscrição acima que indica o quanto esses parâmetros precisam baixar para o pouso. Para diminuir a velocidade, puxe a alavanca do lado esquerdo da tela para baixo.

Aperte o botão do trem de pouso à direita da tela e aproxime a aeronave do chão de leve ao inclinar o smartphone ou usando o joystick virtual. Quando a sombra do avião já for visível, aproxime-o lentamente do chão. Assim que o trem de pouso tocar o chão, o jogador deve segurar a alavanca da velocidade para trás, de forma que ligue os motores na direção reversa, e baixar a alavanca do freio à direita. Se tudo der certo e não forem feitos movimentos bruscos será uma aterrissagem perfeita.

Como decolar

A decolagem é um pouco mais complicada, pois utiliza um disco que fica do lado direito da tela, acima do botão do trem de pouso. Ao segurar esse disco, é possível mudar a interface dos controles da aeronave para mostrar informações sobre os motores. Nesta tela, é necessário ligar os motores da aeronave separadamente e só então acelerar para decolar. Quando o avião estiver em uma boa velocidade, incline o smartphone ou use o joystick virtual para levantá-lo do chão.

... h2>Taxiamento

Alguns contratos exigem taxiamento após pousar, o que significa guiar o avião pelo aeroporto. Parte dessa atividade pode ser pulada ao clicar no botão "Skip" que fica no topo da tela, porém o jogador recebe menos dinheiro por isso. O objetivo no taxiamento é só seguir pontos indicados como "A1", "A2" que guiam a aeronave até onde deve estacionar. É preciso tomar cuidado para não acelerar demais e nem tombar o avião das curvas, pois isso causará uma falha em todo o contrato. Após estacionar, é preciso desligar os motores, na mesma tela acessada para a decolagem.

Trabalhar para outras companhias

É possível trabalhar para outras companhias quando seu progresso estiver travado por não ter dinheiro para pagar sua próxima aeronave ou licença. Basta tocar em "Ofertas de outras companhias aéreas" à direita do mapa. Neste modo, não há a possibilidade de abrir rotas, porém o jogador pode ganhar dinheiro e pontos de voo para avançar com sua própria companhia.

Conquistas

Uma forma fácil de ganhar créditos AC, a moeda virtual do game que ajuda no progresso, é pelas Conquistas. Para acessá-las, basta tocar no ícone de uma medalha no menu principal. Elas incluem missões inicialmente de curto prazo que se transformam em longo prazo, como por exemplo, pousar cinco vezes um avião e pousar 50 vezes. Quando completar alguma delas é só resgatar sua recompensa.

Saiba mais: confira os melhores jogos para se distrair durante o isolamento contra a Covid-19

Conforto dos passageiros

Um detalhe interessante e que vale dinheiro em Airline Commander é que ele leva em consideração o conforto dos passageiros durante o voo. Caso o jogador faça manobras muito bruscas e pousos muito forçados, isso irá afetar a quantidade de dinheiro recebida com base na impressão dos passageiros. Para oferecer a melhor experiência em sua companhia, ajuste a sensibilidade dos controles nas opções do jogo para que seus voos sejam suaves.

Cuidado com as bordas da tela

Um dica bastante valiosa é prestar atenção às bordas da tela de seu smartphone. As barras de velocidade e freio ficam muito próximas do limite da tela do telefone, quando puxadas até o final. Caso o dedo do jogador saia da tela, é possível que as barras se soltem, deixando o piloto sem controle da velocidade e dos freios, o que pode causar um pouso desastroso.

Utilize os bônus

Como muitos jogos online, Airline Commander oferece bônus para os jogadores assistirem anúncios e eles valem bastante a pena. Ao terminar uma missão, o usuário pode receber 30% a mais em sua recompensa se assistir a um vídeo. Já em atividades que exigem um período de espera, assistir a um anúncio pode cortar cinco minutos desse tempo e às vezes há mais de um anúncio para assistir.

Cuidado com promessas de dinheiro infinito

Alguns sites prometem versões modificadas de Airline Commander que oferecem vantagens, como dinheiro infinito ou pontos de voo que não se esgotam. No entanto, há sempre um risco de segurança ao instalar arquivos APK modificados e de fontes não-oficiais, pois eles podem causar danos ao seu aparelho. Na versão oficial do game, não é possível obter dinheiro infinito.

Como baixar Airline Commander

Passo 2. Escolha a plataforma que deseja baixar o game: Android ou iPhone (iOS);

Passo 3. Após escolher a plataforma clique em "Baixar";

Passo 4. Realize o download pelo Google Play ou App Store de acordo com a plataforma.

Qual é o melhor simulador de voo para PC? Comente no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo