Golpes com cartão de crédito podem mirar em qualquer banco, e mesmo instituições digitais como o Nubank são afetadas por cibercriminosos. As dicas para evitar cair em armadilhas e ter os dados financeiros roubados são típicas de golpes de phishing, que costumam enviar endereços falsos e maliciosos se passando por empresas famosas.

Mas clientes do Nubank também podem seguir algumas orientações extras para proteger a conta no aplicativo para celulares Android e iPhone (iOS), como desativar compras por aproximação e tomar cuidado para fornecer dados bancários apenas pelo app oficial. Confira na lista a seguir seis dicas importantes para se proteger de golpes com cartão de crédito Nubank.

Semana do Consumidor 2020: quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Bloquear o aplicativo do celular

Como o funcionamento do Nubank é exclusivamente digital, é preciso manter o celular seguro. Em caso da perda ou roubo do smartphone, é possível bloquear o app pelo computador no site do Nubank. Para isso, o cliente deve recorrer a uma funcionalidade que permite desconectar a conta de todos os dispositivos logados, do app e também do site.

Passo 1. Entre no site do Nubank e selecione a opção “Login”;

Passo 2. Após digitar CPF e senha, pressione “Estou sem celular”;

Passo 3. Assinale a opção “Desconectar tudo” para desativar a conta do app no celular.

2. Bloquear o pagamento por aproximação do Nubank

O Nubank permite fazer pagamento por aproximação graças à tecnologia NFC. É comum que golpistas aproximem as máquinas de cartão dos celulares ou de cartões habilitados para cobrar valores de até R$ 50, já que a forma de pagamento não pede nenhum tipo de senha ou de validação para ser realizada.

Esse golpe pode ser aplicado em lugares com aglomeração de pessoas, sem que a vítima perceba. Para bloquear o NFC do Nubank, basta ir em “Configurar cartão” e desativar a chave “Compras por aproximação”.

3. Diferenciar cartão com adesivo

A troca de cartões de crédito de aparência semelhante é outra modalidade explorada por criminosos. No Carnaval 2020, o Nubank lançou a campanha #FantasieSeuCartão, que consiste em colar um adesivo no seu cartão pessoal para diferenciá-lo dos outros.

Essa estratégia pode ser útil também em outros momentos da vida, mas é preciso ter alguns cuidados como: não colar nada em cima do chip; não utilizar adesivos ou fitas com relevo; não removê-los depois com produtos de limpeza; e tomar cuidado com a água.

4. Nunca inserir dados do Nubank fora do app oficial

O golpe de phishing consiste em promoções falsas via e-mail com mensagens de tom urgente, como: “seu cartão foi cancelado…”, “promoção exclusiva…”, “encontramos um problema no seu cadastro…” e afins. O melhor a fazer no caso de mensagens do tipo é ignorá-las e não responder. O Nubank requer dados apenas pelo app oficial, que pode ser baixado somente na App Store ou na Google Play Store, e só se comunica com o cliente pelas contas oficiais nas redes sociais.

5. Conferir o endereço do remetente

Os e-mails de golpistas tentam se passar o máximo possível pela empresa, mas não apresentam o endereço @nubank.com.br, que é oficial do banco digital. Dessa maneira, deve-se desconfiar de qualquer informação solicitada por e-mail, observando atentamente o que é pedido no texto e o remetente que o enviou. Caso receba algo do tipo, é recomendável entrar em contato com a Nubank por meio dos canais de atendimento disponibilizados pela empresa no site.

...

6. Alguns sinais para suspeitar na mensagem

As mensagens de phishing buscam seduzir o cliente para fazê-lo cair em um golpe. É possível prestar atenção a alguns pontos suspeitos como, por exemplo, sua presença em e-mails, chat e feeds de redes sociais, em vez de aparecer em canais oficiais e comprovados.

Propostas como “aumente o seu limite, mesmo com o nome sujo”, são apelativas e atraem atenção. Vale destacar que o Nubank não permite empréstimos a quem não é cliente, não vende cartões, não os libera sem análise, tampouco os disponibiliza por outra forma que não seja via convites dos usuários dentro do app.

Via Nubank (1 e 2)

Como obter um convite da Nubank? Descubra no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo