Já não é novidade para ninguém que a Intel está a passar um mau bocado com o seu processo de 10nm. Aliás, é seguro dizer que todas as dificuldades atuais da empresa têm um grande culpado… Este mesmo processo.

No entanto, parece que a Intel tem agora um plano para aproveitar ao máximo o afamado processo de produção, ao trazer o design Big.Little para o mundo dos PCs!


  • Big.Little -> É uma arquitetura desenvolvida pela ARM, com o objetivo de conjugar núcleos mais lentos e mais eficientes (LITTLE), com outros mais poderosos e capazes de maior consumo energético (BIG).

Em suma, a ideia é utilizar os núcleos mais fracos para as tarefas mais simples. Enquanto os mais poderosos apenas são utilizados quando são realmente necessários. Isto resulta numa poupança de energia bastante significativa. Sendo um design muito utilizado no mundo dos smartphones.


Pára tudo! A Intel tem um plano para salvar o seu processo de 10nm!

Portanto, um novo rumor super interessante acabou de aparecer na internet, sugerindo que a Intel poderá trazer para o mundo dos PCs Destkop e Portáteis a mesma coisa que fez à sua arquitetura Lakefield. Ou seja, a fabricante pode estar neste momento a tentar trazer o design Big.Little (Arquitetura Híbrida) para o mundo dos PCs, na forma dos produtos Alder Lake-S, que por sua vez deverão ser baseados no processo de 10nm.

Dito isto, enquanto os Intel Lakefield apenas contavam com 4 núcleos Atom Tremont (Low Power) e um único núcleo Sunny Cove. Parece que esta nova aposta da Intel poderá contar com uma combinação 8+8, o que deverá ser seriamente interessante.

Estes processadores Alder Lake-S podem muito bem ser a salvação do processo de 10nm!

Afinal de contas, como deve saber, os yields e frequências do processo de 10nm estão bastante abaixo do esperado. Aliás, o CFO da Intel até já veio a público dizer que este processo nem deverá ser capaz de gerar os mesmos lucros do processo de 22nm.

Ou seja, a Intel já está de olhos postos nos 7nm! Contudo, isto não quer dizer que no meio de todas as dificuldades, não existem algumas oportunidades nos 10nm.

Ao fim ao cabo, ao utilizar o design Big.Little, a Intel pode realmente tirar proveito do seu processo. Visto que é muito mais fácil pegar em várias partes diferentes e meter no mesmo chip, do que criar 16 núcleos físicos a partir da mesma die. Isto é basicamente o que a AMD faz com a arquitetura Zen, com muito sucesso diga-se de passagem.



Curiosamente, o ‘l’ também menciona o suporte ao standard PCIe 4.0. Por isso, parece claro que a Intel também quer trazer o suporte à tecnologia o quanto antes para o mercado. (Esta hipotética gama de produtos, poderá ser a primeira a suportar o novo standard no lado da Intel).


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para [email protected].