A primeira medida a tomar ao ter o celular roubado ou furtado é localizar o smartphone. Encontrar o iPhone (iOS) perdido é possível com o aplicativo Buscar, enquanto celulares Android podem ser rastreados com o Encontre Meu Dispositivo. No caso de confirmação de roubo ou furto, é importante registrar um Boletim de Ocorrência (BO), que pode ser feito até em delegacias virtuais sem sair de casa.

O próximo passo necessário é bloquear o celular Android ou iPhone pelo IMEI. Por último, é importante desconectar as contas dos aplicativos que estavam logados no celular pode evitar maiores transtornos. A lista a seguir mostra como usar alguns dos principais aplicativos para desconectar as contas do celular roubado ou furtado remotamente pelo computador.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Celular roubado: o que fazer?

A sensação de perder um celular pode ser desesperadora. Documentos, imagens, contatos, redes sociais, senhas, cartões de crédito, bancos… tudo na palma da mão, a uma sequência numérica de distância. Por isso, ao notar que não está com o smartphone, é importante tomar algumas medidas para evitar que o celular roubado seja hackeado por criminosos.

A primeira medida a tomar deve ser rastrear o celular roubado: “Se o aparelho estiver com bateria, hoje é muito fácil fazer uso das soluções que a maior parte dos fabricantes de smartphones desenvolve”, explica o especialista em Tecnologia e Inovação Arthur Igreja. No caso do iPhone, o aplicativo para localizar o celular é o Buscar, enquanto o Encontre Meu Dispositivo assume a função no sistema Android. Os apps já vêm instalados nos smartphones, o que dispensa a necessidade de baixar apps de terceiros.

Para rastrear um iPhone roubado, acesse pelo computador o aplicativo Buscar da Apple, que localiza o smartphone mesmo se estiver desligado ou sem conexão com a Internet. O Encontre Meu Dispositivo do Android também pode exibir um mapa no PC com a localização do celular perdido. Ambos os aplicativos para rastrear celular permitem ativar um alerta sonoro, enviar uma mensagem para ser exibida na tela, e apagar todos os dados remotamente pelo computador.

Ao confirmar o roubo ou furto do celular, é imprescindível que o usuário registre um Boletim de Ocorrência, que vai respaldá-lo em caso de alguma atividade criminosa ser feita com celular. Além disso, o usuário deve bloquear o IMEI junto à operadora e, se não houver sucesso nas tentativas de localização, a indicação é fazer o bloqueio definitivo do dispositivo e apagar o armazenamento do aparelho. Igreja ressalta a necessidade de saber o IMEI do celular: “A sequência numérica exclusiva de cada celular pode ser obtida na caixa do aparelho ou digitando *#6# no celular. É importante ter esse número sempre anotado em algum local seguro para o caso de alguma eventualidade”.

Se o celular foi roubado, é preciso trocar as senhas do ID Apple e da conta do Google para garantir maior segurança, já que os serviços servem como base para o sistema do smartphone. Também é importante desconectar remotamente todas as contas de aplicativos instalados no celular roubado. Veja nos tópicos abaixo como sair dos apps no smartphone pelo computador e encerrar todas as sessões de serviços como Instagram, Spotify e Netflix.

Como desconectar um dispositivo da conta Google

Deslogar o celular da conta do Google é necessário tanto em celulares com sistema Android, quanto em iPhones que usam o Gmail. O procedimento é simples: logue a conta do Google pelo computador e acesse a seção “Segurança”. A opção “Gerenciar Dispositivos” permite localizar o aparelho que deseja desconectar. Assinale os três pontinhos à direita do dispositivo selecion

... ado e, em seguida, pressione a opção “Sair”.

Como desconectar um dispositivo do ID Apple

Para desconectar o celular do ID Apple, o usuário precisa fazer login no iCloud pelo computador e entrar em “Ajustes”. Em “Meus dispositivos” estarão todos os aparelhos a que sua conta foi vinculada. Selecione o que você deseja excluir e, em seguida, pressione no “x” ao lado do aparelho.

Como sair do WhatsApp no celular roubado

O WhatsApp permite que a conta seja desativada temporariamente em casos de celular perdido ou roubado. O recurso, ainda desconhecido por alguns usuários, é bastante útil para evitar dores de cabeça com possíveis golpes e clonagens. A solicitação é feita através do e-mail de suporte do app e leva algumas horas até ser concluída. Após a efetivação do pedido, a conta permanece inativa por até 30 dias, podendo ser reativada a qualquer momento pelo usuário.

Vale lembrar que esse procedimento não anula a necessidade de suspensão do chip junto à operadora. Caso o bloqueio do número não seja feito, a linha permanece ativa e possibilita que a conta seja usada em outro aparelho com o código de verificação que é recebido por SMS.

Como desconectar o Nubank do celular roubado

O Nubank disponibiliza um canal de atendimento com funcionamento 24h. A recomendação é que o usuário entre em contato assim que der falta do aparelho e desconecte o aplicativo do celular para uma garantia maior de segurança dos dados. A empresa também aconselha que os usuários utilizarem senhas diferentes das usadas em outros apps instalados no celular. Outra dica é evitar salvar senhas no bloco de notas do aparelho ou em locais de fácil acesso.

Para desconectar o aplicativo do celular, acesse o site do banco e faça login com o CPF e a senha cadastrada no app. Selecione a opção “Estou sem celular” e, em seguida, em “Desconectar tudo”. No site também é possível fazer a alteração da senha para minimizar ainda mais as chances de utilização indevida.

Como desconectar um dispositivo do iFood

Para desconectar o iFood, acesse o site do computador e faça login usando o número de telefone ou e-mail cadastrado. Acesse “Perfil” e, depois, “Segurança” para visualizar os dispositivos conectados. Selecione o dispositivo e confirme em “Desconectar”.

Como desconectar um dispositivo do Facebook

Acessando o Facebook pelo computador, o usuário pode localizar todos os lugares em que a sessão foi iniciada. O caminho é simples: ao logar no perfil, vá em “Configurações” e, depois, em “Segurança”. Os dispositivos conectados serão exibidos junto ao último acesso e a opção de sair da conta.

Como encerrar todas as sessões no Instagram

Para desconectar sua conta do celular perdido, acesse o site do Instagram e faça login normalmente. No perfil, vá em “Configurações” e, depois, em “Atividade de login”. Nessa aba vai aparecer todas as atividades recentes feitas no perfil — é interessante checar caso haja alguma interação suspeita — e, no fim da página, há uma lista com os locais em que a conta está conectada. Selecione o dispositivo perdido e pressione “Sair”. O Instagram também recomenda a mudança da senha nesses casos para maior segurança.

Como desconectar um dispositivo do Twitter

O processo para encerrar a sessão do Twitter no celular perdido é semelhante ao do Facebook. Ao logar no site, vá em “configurações” e, depois, em “Conta”, para acessar a parte de dados e permissões “Aplicativos e sessões”. Nessa parte é possível visualizar os dispositivos em que a conta está ativa e encerrar a sessão. Caso seja necessário, também há a opção de alterar a senha e ativar a verificação em duas etapas para aprimorar a segurança.

Como sair de todos os dispositivos no Spotify

O Spotify na web permite localizar todos os smartphones sincronizados à conta. Basta acessar a aba de visão geral da conta para conferir a opção de sair de todos os dispositivos conectados. Em “aplicativos” é possível ver os locais em que a conta foi iniciada e gerenciá-los.

Como encerrar a sessão no Netflix

A Netflix dá a opção de encerrar a sessão em todos os dispositivos conectados de uma só vez. O que é útil tanto para proteger os dados em casos de celular perdido como para tirar o acesso de pessoas indesejadas. Para realizar o procedimento, basta acessar a acessar o site e entrar com seu login e senha. Na aba “Conta”, o usuário consegue visualizar as configurações e a opção “Encerrar a sessão em todos os aparelhos”.

Recuperei meu celular roubado; como desbloquear o IMEI? Descubra no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo