Free Fire é um Battle Royale para download grátis em celulares Android e iPhone (iOS). Desenvolvido pela Garena, o jogo online está disponível apenas em versão mobile. No entanto, é possível jogar o game no PC com emuladores, como o BlueStacks. Para rodar o Free Fire com configurações maximizadas no computador é necessário uma máquina potente, mas os usuários também podem alterar opções para jogar em PCs mais básicos. Confira, a seguir, dicas para melhorar a performance do game no computador. O tutorial foi feito no Windows 10 com o BlueStacks versão 4.140.

Quer comprar jogos, consoles e PCs com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Ajustando o display

Diminuir a resolução e DPI do BlueStacks pode ajudar a acelerar e "destravar", caso você esteja com problemas de performance, liberando recursos do sistema para o jogo. Para isso, cique no ícone de configuração no canto inferior direito no emulador e selecione "Visualização". Depois, diminua os valores de DPI para os menores possíveis e troque para uma resolução de tela menor. Lembrando que é necessário reiniciar o programa para salvar as configurações alteradas.

Aumentando o uso de memória RAM

É possível alterar a quantidade máxima de memória RAM que o BlueStacks usa para rodar Free Fire no computador. Na página de configurações do emulador, clique em "Engine". Após, modifique as barras azuis na tela para aumentar o limite de memória RAM alocado para o BlueStacks. Caso ainda esteja passando por travamentos, você pode alterar o limite de FPS (quadros por segundo) para 30. Desta forma, o computador poderá economizar recursos gráficos ao executar o jogo. Após as alterações, reinicie o emulador para salvá-las.

Diminuindo os gráficos no jogo

Você também pode reduzir as configurações gráficas dentro do próprio Free Fire. Na tela inicial do game, clique no ícone de configuração no canto superior direito. No menu "Configuração básica", troque a opção de gráficos para "Suave".

Fechar outros programas

Programas executados junto ao Free Fire podem causar lentidão, pois acabam tomando recursos do computador, mesmo enquanto inativos. Clique com o botão direito do mouse na barra de ferramentas e selecione o "Gerenciador de Tarefas". Na aba "Processos", selecione todos os aplicativos que estão sendo executados (com exceção do BlueStacks) e clique em "Finalizar tarefa". Outros aplicativos também ficam rodando em segundo plano, sendo uma boa ideia pesquisar aqueles que não são úteis para o computador e encerrá-los.

Atualizar drivers de vídeo

Drivers desatualizados da placa gráfica do computador podem prejudic

... ar a qualidade visual ao jogar Free Fire no computador. Você pode instalar aplicativos que procuram as últimas atualizações para drivers no seu PC. Entre eles, o Driver Easy é uma das opções mais simples e efetivas para verificar se algum driver está desatualizado ou corrompido na sua máquina.

Quer saber tudo sobre o universo de celulares, jogos, aplicativos e demais eletrônicos? É só dar uma olhada no nosso canal no YouTube:



>>> Veja o artigo completo no TechTudo