Lee "Faker" Sang-hyeok é considerado o maior jogador de League of Legends (LoL) do mundo de todos os tempos. O mid laner, atualmente no time da T1 (antiga SKT), faturou os títulos de maior expressão do cenário competitivo e conquistou uma legião de fãs espalhados pelo planeja. O atleta tem 23 anos de idade e já lucrou mais de U$ 1,2 milhão (cerca de R$ 5,2 milhões) em torneios de LoL. Abaixo, veja cinco curiosidades e conquistas que fazem do sul-coreano o melhor da história do jogo da Riot Games.

Maior campeão internacional

Quer comprar jogos, consoles e PCs com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Faker é o jogador que mais conquistou títulos internacionais de LoL. No seu currículo estão três edições do Mundial (2013, 2015, 2016), duas edições do Mid-Season Invitational (2016, 2017), um edição do All-Star (2014) e uma edição do Rift Rivals (2019). Ele foi o único atleta do competitivo a levantar as quatro taças em toda a história do jogo. Em 2013 e 2016, o sul-coreano foi eleito o MVP do Worlds, ou seja, o melhor da competição. Suas atuações consistentes renderam participações em vídeos de promoção da Riot Games, como as músicas Phoenix (2019) e RISE (2018), e até action figures.

Maior campeão da Coreia

Faker também domina o número de títulos em sua terra natal. O mid laner é o maior campeão da história da League of Legends Champions Korea (LCK) com oito troféus faturados:

  • LCK Summer 2013
  • LCK Winter 2014
  • LCK 2015 - 1º split
  • LCK 2015 - 2º split
  • LCK 2016 - 1º split
  • LCK 2017 - 1º split
  • LCK 2019 - 1º split
  • LCK 2019 - 2º split

Todos as edições foram vencidas com a camisa da SK Telecom T1. Das oito taças que conquistou, Faker foi eleito o MVP (melhor atleta) de três temporadas. Durante o período, o craque se notabilizou por jogar com os campeões Zed, LeBlanc, Ahri e Ryze. Já em 2016, alcançou a incrível marca de mil abates na liga sul-coreana.

Melhor atleta de esports

Faker foi eleito o melhor jogador de esports do mundo em 2017. O atleta recebeu a honraria da famosa premiação The Game Awards - a cerimônia anual mais importante dos games. Naquela edição, ele concorreu com nomes relevantes do cenário como Nikola "NiKo" (CS:GO), Kurosh "KuroKy" (DotA 2) e o craque brasileiro Marcelo ''coldzera'', atualmente na FaZe Clan.

Vale lembrar que o sul-coreano venceu o MSI e o primeiro split da LCK naquele ano. Faker também foi finalista em outras três edições do prêmio The Game Awards (2015, 2016 e 2019), mas não chegou a vencer outra vez.

Jogador e sócio da T1

Faker construiu a sua história no League of Legends defendendo a SKT (hoje T1) em todas as temporadas que jogou profissionalmente. Além do currículo cheio de títulos nacionais e internacionais, o jogador entrou para a história ao receber uma oferta inusitada em 2020. Ele estendeu o seu contrato com a organização por mais três anos e, de quebra, se tornou sócio da empresa.

O contrato do sul-coreano como atleta termina em 2022. Ao fim do vínculo, caso queira se aposentar, ele terá um emprego garantido na alta cúpula do time. Os pro players Søren "Bjergsen", da TSM, e Zachary "Sneaky", da Cloud9, também são sócios de suas respectivas

... agremiações.

Presença na Forbes

Faker marcou presença na lista dos 30 jovens asiáticos mais influentes da revista Forbes em 2019 - o único jogador de esportes eletrônicos do ranking. A edição reúne pessoas abaixo dos 30 anos de idade que se destacaram de alguma forma no ano. Figuram na relação, diversos profissionais da área da cultura como músicos, artistas, atletas, atores e atrizes.

Qual é a sua skin favorita de League of Legends? Comente no Fórum TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo