PES 2020, simulador de futebol da Konami, tem regras que proíbem diversas ações dentro do jogo. Disponível para PlayStation 4 (PS4), Xbox One e PC (Steam), o game rival de FIFA 20 busca manter o jogo justo e competitivo. Ao descumprir as normas, o usuário pode sofrer uma série de punições que variam desde uma simples advertência, até o banimento permanente da conta no game. Confira, a seguir, as ações que resultam em banimento no PES 2020.

Quer comprar jogos, consoles e PCs com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Conduta e comportamento tóxico

Em seus termos de uso, a Konami afirma prezar pela civilidade durante as partidas no PES 2020. Qualquer comportamento ofensivo em relação a outro jogador pode resultar em punições severas ao usuário. Isto engloba qualquer xingamento ou frases inadequadas que podem ser inseridas pelos usuários por texto no jogo. Além disso, discriminações relacionadas a religião, política, nacionalidades, raças, gênero e sexualidade são também proibidas.

Outros comportamentos inadequados incluem linguagem que revele intenção de negociar contas do PES, serviços e produtos relacionados ao jogo. O compartilhamento de informações pessoais (senhas, endereços, nomes pessoais) também é proibido. Os termos de serviço ainda preveem o uso de códigos ou caracteres especiais para "camuflar" qualquer infração nos textos que o usuário pode inserir no game. Os players que se comportarem de forma inadequada receberão uma advertência, e o texto inserido pelo jogador será editado. No entanto, a reincidência poderá causar a suspensão do usuário; e em caso de várias repetições da infração, a conta será banida permanentemente.

Antidesportividade

Qualquer comportamento que revele uma conduta antidesportiva pode resultar em banimento dos usuários. O abandono frequente de partidas online para evitar derrotas iminentes, por exemplo, é uma das principais reclamações dos usuários que participam do cenário competitivo do jogo. Os jogadores que não têm uma conexão com a Internet estável precisam se manter atentos, já que a desconexão frequente das partidas pode causar punições mesmo que não seja proposital.

Comportamentos que demonstrem falta de cortesia nas partidas online podem gerar punições. O uso de linguagem que visa intimidar outros jogadores também é considerada prática antidesportivo. Provocações desnecessárias que busquem causar desconforto aos adversários são previstas nos termos de serviço, e devem ser evitadas.

Falsificações e obtenção de vantagens indevidas

Para manter a integridade e justiça durante as partidas online, a Konami pune qualquer usuário que tente obter vantagens indevidas no game. A punição para o usuário que utiliza hacks é severa, resultando no banimento da conta. O jogador também pode receber punições caso tente explorar um erro do sistema ou bug do game para conseguir vantagem. A desenvolvedora do game pode também agir caso haja indícios de compartilhamento de informações relacionadas a hacks e bugs por qualquer jogador, mesmo caso não tenha feito seu uso.

Os usuários que criarem contas preenchendo dados com informações falsas, ou usando dados de outras pessoas, poderão ser suspensos. As contas do PES 2020 são individuais e intransferíveis. Portanto, compartilhamento de contas com outras pessoas é proibido, assim como a venda e a doação. Negociar itens do jogo por dinheiro também consta como infração.

Manipulação de resultados

Os usuários que forem flagrados manipulando resultados de partidas online serão punidos pela Konami, de mod

... o que seja possível garantir a transparência e integridade dos rankings online. Partidas com quantidade suspeita de gols contra ou com grande número de jogadores expulsos poderão ser analisadas pelos moderadores. Além disso, qualquer tentativa de manipular o histórico de partidas online, alterar posições ou modificar dados no sistema de ranking do jogo poderá resultar na suspensão do jogador e no banimento de competições online. A reincidência resultará em um banimento eterno.


>>> Veja o artigo completo no TechTudo