As procuras no Google pelo jogo Plague Inc. disparam nas últimas semanas no mundo, inclusive no Brasil. O aumento no interesse está diretamente relacionado com o atual surto do coronavírus em diversos países, já que o game tem a curiosa proposta de emular uma pandemia de uma doença mortal. O título está disponível para celulares Android e iOS (iPhone), PlayStation 4 (PS4), Xbox One, Nintendo Switch e PC (Steam).

A explosão no interesse pelo game fez com que o site da desenvolvedora Ndemic Creations saísse do ar, por causa do pico de acessos. Na página oficial, a empresa emitiu um alerta. "Contudo, por favor se lembrem que Plague Inc. é um jogo, não um modelo científico e o atual surto do coronavírus é uma situação real que está impactando um grande número de pessoas. Nós sempre recomendamos que os jogadores busquem as informações diretamente com as autoridades locais e globais de saúde".

Quer comprar consoles, jogos e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

De acordo o Google Trends, a recente alta na procura pelo termo "Plague Inc" no Brasil começou em 18 de janeiro e atingiu seu pico na última sexta-feira (25). Mundialmente, as buscas aumentaram de maneira mais expressiva na Rússia, Hong Kong, Bielorrúsia, China e Albânia.

Plague Inc. coloca o jogador para criar uma doença fictícia e o objetivo final é contaminar e exterminar toda a raça humana. Com elementos de estratégia, o game permite a escolha de vetores de transmissão, sintomas, ambientes favoráveis à transmissão e mais.

A Ndemic Creations, que criou essa mecânica, chegou a emitir um alerta para os jogadores. Em um comunicado oficial, a empresa diz estar recebendo muitas perguntas em relação ao coronavírus. Ela pontua que, nos últimos oito anos, todas as vezes em que houve um surto de uma doença, houve também um aumento no número de jogadores de Plague. Inc. O crescimento de interesse ocorre porque as pessoas tentam descobrir como as doenças se espalham por meio do jogo, de acordo com a empresa.

O comunicado diz, ainda, que o game foi criado com o objetivo de ser realista e informativo e não para criar sensacionalismo sobre problemas

... sérios. "Isso foi reconhecido pelo CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA) e outras lideranças de organizações médicas do mundo", complementa a Ndemic Creations.

Quais os melhores jogos de simulador? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo