O WhatsApp alcançou, nesta semana, a marca histórica de 5 bilhões de instalações na Google Play Store. Lançado em 2009, o mensageiro registrou o número prestes a completar 11 anos e passados pouco mais de cinco anos desde que foi adquirido pelo Facebook, em 2014. A rede social de Mark Zuckerberg chegou ao mesmo patamar em outubro de 2019. Agora, os dois aplicativos são os únicos a ostentar o feito, além de apps do Google que já vêm pré-instalados na maioria dos celulares Android, como Gmail, Google Maps e YouTube.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

A contagem da Google Play Store envolve todas as vezes que o app foi instalado por alguém, seja novo ou antigo usuário. A métrica também inclui pré-instalações, o que acaba favorecendo o app do Facebook e, principalmente, os softwares do Google. A App Store, loja de aplicativos do iPhone (iOS) não informa o volume de downloads de apps e jogos nos dispositivos da Apple.

Vale destacar que os 5 bilhões alcançados pelo WhatsApp não reflete o número de usuários ativos da plataforma. O último dado divulgado pelo mensageiro, em 2018, revelou que havia mais de 1,5 bilhão de pessoas online mensalmente. A quantidade atual, porém, é incerta.

App mais usado do Brasil e no mundo

O WhatsApp foi o aplicativo app mais usado do Brasil em 2019, de acordo com relatório da empresa de monitoramento App Annie. O app ocupa o topo também no ranking mundial de usuários mensais, que leva em conta aparelhos Android e iPhone. Depois dele, estão outros três aplicativos do Facebook: a própria rede social, Facebook Messenger e Instagram.

Sua popularidade também impulsionou o WhatsApp Business, especialmente no Brasil. O app empresarial foi o que mais cresceu no país em 2019. Em demais mercados, incluindo emergentes como Índia e Indonésia, a versão para negócios chegou, no máximo, na segunda posição.

App mais baixado de 2019

Segundo um levantamento independente realizado pela firma de análise de dados Sensor Tower,

... a>, com mais de 850 milhões de downloads no Android e iPhone (iOS). Desses, 220 milhões foram apenas nos últimos três meses do ano.

WhatsApp: qual função ainda falta no app? Participe da discussão no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo