Jason Voorhees, Freddy Krueger, Predador, Michael Myers, o cinema está cheio de vilões assassinos que ganharam projeção por seus feitos cruéis, porém raramente seu sucesso foi reproduzido nos videogames. Veja alguns desses títulos que tentaram trazer o terror e suspense para o mundo dos jogos.

Sexta-feira 13: Jason será estrela de jogo multiplayer online em 2015

Jason em Sexta-Feira 13 do Nintendo 8 Bits não assustava muito (Foto: Reprodução/Badass Digest)

Friday the 13th (Nintendo 8 Bits)

Um dos títulos mais conhecidos dessa categoria é o Sexta-Feira 13 para Nintendo 8 Bits. O game mistura ação e aventura colocando o jogador no papel de um dos monitores do Acampamento Crystal Lake enquanto desvia de mortos-vivos e explora as cabanas em um pseudo 3D para descobrir pistas de como acabar com Jason. Era um jogo extremamente confuso e que não fazia muita jus ao personagem, que não parecia nada intimidador.

A Nightmare on Elm Street (Nintendo 8 Bits)

Freddy Krueger também esteve presente no Nintendo 8 Bits em um jogo bastante ambicioso, porém confuso. Controlando vários adolescentes você precisava obter os ossos de Freddy para queimá-los, passando por fases repletas de monstros e animais. A grande sacada é que a aventura se passa tanto no mundo real quanto no dos sonhos, este segundo mais difícil. Algo curioso é que o jogo permitia multiplayer para 4 pessoas com um acessório especial.

Predator (Nintendo 8 Bits)

O Predador foi um dos vilões de cinema que mais recebeu jogos através das gerações. Um dos primeiros a chamar atenção foi Predator para o Nintendo 8 Bits. Apesar de ser apenas um jogo de ação razoável, ele se destacava por momentos em que os gráficos eram realmente impressionantes, com cenas digitalizadas do filme ou com versões bem grandes do herói, o major Alan “Dutch” Schaefer (interpretado por Arnold Schwarzenegger) e o Predador lutando, no que era chamado de “Big Mode”.

The Texas Chainsaw Massacre (Atari 2600)

Provavelmente o primeiro jogo de terror para os videogames a ser baseado em um filme o game de O Massacre da Serra Elétrica era considerado extremamente violento para a época, apesar de ser praticamente cômico atualmente. Controlando o próprio Leatherface jogadores andavam por um campo em looping enquanto retalhavam tudo que encontravam pela frente.

Friday The 13th – Road To Hell (Mobile)

Um dos poucos jogos a colocar você diretamente no controle de Jason, Road to Hell é um antigo game para celulares Nokia de outrora. Nele você encarna o próprio psicopata Jason retalhando vários monstros em sue caminho para o inferno. Mesmo considerando as limitações da época a jogabilidade era extremamente repetitiva.

Friday The 13th - Road To Hell (Foto: Divulgação)

Hellraiser (Nintendo 8 Bits)

Diferente dos outros jogos da lista, Hellraiser nunca chegou a ser lançado, provavelmente por ter sido ambicioso demais. O game planejava usar um cartucho especial com

... um processador próprio que pretendia interceptar a informação do Nintendo 8 Bits e manipulá-la, criando assim gráficos muito acima da capacidade do console. O resultado final seria um jogo visualmente impressionante, no estilo Doom, onde o jogador estaria preso dentro do cubo misterioso do filme e teria que encontrar uma saída.

Predator 2 (Mega Drive / Master System)

A sequência do filme Predador garantiu a chegada de mais um jogo para os videogames, dessa vez para plataformas da Sega. As versões do Mega Drive e Master System são completamente diferentes, mas ambas colocam o jogador no papel do sargento Mike Harrigan (interpretado por Danny Glover no filme) tendo que enfrentar gangues de rua e o próprio Predador.

Halloween (Atari 2600)

Da mesma produtora de O Massacre da Serra Elétrica, o game Halloween para o Atari 2600 deu um passo extra na violência, com crianças sendo assassinadas e decapitações. Estranhamente o jogo não menciona o nome dos personagens, como o assassino Michael Myers, mas traz a música tema da série com um nível de qualidade impressionante.

Friday the 13th 3D (PC)

O único game 3D de Jason não é um produto oficial, mas um jogo criado por um fã que resolveu tirar o personagem da geladeira. Apesar de gráficos e animações bem rudimentares, Friday the 13th 3D diverte um pouco ao trazer Jason fazendo o que ele faz de melhor: matando todos que aparecem em sua frente.

Freddy: A Nightmare on Elm Street (Pinball)

O sucesso da franquia A Hora do Pesadelo ainda pegou a febre dos fliperamas do tipo Pinball, inspirando uma popular mesa em sua época. Freddy Krueger estava presente com uma grande cabeça cuja boca se movia com falas do filme e às vezes ainda arremessava a bola de metal.

Alien vs. Predator (Fliperama)

A primeira vez que o Predador e os Aliens se enfrentaram nos videogames foi através de um grande jogo produzido pela Capcom para os fliperamas. Podendo escolher entre dois humanos e dois predadores, jogadores andavam pelas fases em estilo Beat’em Up, espancando todos os alienígenas que aparecessem em sua frente.

Mortal Kombat X

Vale a pena fazer uma menção honrosa à série de luta Mortal Kombat, que vem trazendo alguns desses grandes vilões como convidados especiais. Após o seu reboot que contou com a inusitada presença de Freddy Krueger, a sequência agora trará ninguém menos que Jason Voorhees de Sexta-Feira 13 e o próprio Predador para enfrentar figuras icônicas como Scorpion e Sub-Zero.

Veja o vídeo abaixo:

Qual o melhor personagem de jogos de terror? Comente no Fórum do TechTudo!



>>> Veja o artigo completo no TechTudo