Fazer um emoji com o seu rosto pode ser uma solução para se livrar do visual genérico das carinhas amarelas. Aplicativos gratuitos permitem criar um desenho com base na face e trejeitos, transformando você e a sua personalidade em emojis que podem ser compartilhados em mensageiros e redes sociais. Na lista a seguir, confira cinco aplicativos para criar carinhas personalizadas no celular. Algumas alternativas estão disponíveis apenas em aparelhos específicos, mas outras opções, como o Bitmoji do Snapchat, estão presentes em mais versões de celulares.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Memoji

O Memoji é um recurso disponível para iPhones com iOS 13. Com a função do sistema da Apple, os usuários podem criar caricaturas e animações do próprio rosto para enviar em conversas e redes sociais compatíveis, incluindo o WhatsApp. As opções de personalização impressionam: além de customizar traços do rosto, como cabelo e nariz, o Memoji permite adicionar acessórios como brincos, maquiagem e piercings – tudo para que a sua versão virtual em 3D fique ainda mais parecida com o "eu" da vida real.

2. AR Emoji

Em resposta aos memojis da Apple, a Samsung criou seu próprio sistema de figurinhas animadas: os AR Emojis. O app, que vem instalado de fábrica em modelos Galaxy S9 e Galaxy S9 Plus, transforma o rosto do usuário em uma imagem em três dimensões. Com uso da realidade aumentada, o boneco virtual faz diversas poses que são convertidas em emojis e podem ser enviadas em aplicativos de mensagens, como WhatsApp e Facebook Messenger. A má notícia para os donos do Galaxy S9 é que o resultado ainda é pouco preciso e não supera o que é visto nos iPhones, que utilizam os sensores TrueDepth para a função.

3. Mirror

O aplicativo Mirror é uma alternativa para quem quer criar emojis personalizados e não tem um iPhone compatível com iOS 13 e tampouco um Galaxy S9 ou S9 Plus. Disponível para aparelhos com Android e iOS, o app usa a câmera do celular para detectar as características físicas do usuário e criar automaticamente os avatares, que podem ser personalizados com acessórios.

A ferramenta gratuita é integrada ao WhatsApp e permite compartilhar as caricaturas como figurinhas (stickers) no mensageiro. Embora o Mirror chame atenção pela variedade de cenas nas quais o emoji com o rosto do usuário é inserido, o resultado final não é muito similar à real aparência da pessoa na foto.

4. GBoard

O teclado Gboard, do Google, cria minifiguras personalizadas com base no rosto do usuário a partir de selfies tiradas na hora com a câmera presente em celulares Android e iPhone. A ferramenta captura algumas características físicas da pessoa, como cor dos olhos, pelos faciais e formato do rosto, e a transforma em uma caricatura 2D. Os traços do avatar criado pelo app são um tanto quanto brutos e podem decepcionar quem espera um resultado mais preciso. O Gboard permite enviar as carinhas via WhatsApp, Messenger e redes sociais, mas como um arquivo de imagem, e não como sticker.

5. Bitmoji

O Bitmoji, popular aplicativo de figurinhas do Snapchat

... , possui um teclado que pode ser usado em qualquer outro aplicativo. Com a ferramenta, que está disponível para usuários de celulares Android e iPhone, é possível compartilhar os emojis personalizados em mensageiros como WhatsApp e Facebook Messenger. Os traços das caricaturas têm um aspecto similar a cartoons 2D, e chama a atenção a variedade de opções de customização. Vale citar que, assim como ocorre no GBoard, as figurinhas são enviadas em formato de foto.

Como fazer caricatura de desenho animado? O que é Dollify? Descubra no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo