O Google pode suspender a conta dos usuários por uma série de motivos. Em caso de violação das políticas de uso, a gigante de buscas tem o direito de encerrar a conta a qualquer momento. Uma vez banido, o usuário perde acesso a serviços como Gmail, YouTube, Play Store e Google Drive. Para quem utiliza celulares Android, no entanto, o transtorno é ainda maior: uma conta banida compromete todo o funcionamento do sistema.

Dependendo do tipo de infração cometida, o Google avisa sobre o cancelamento com antecedência. Se for algo muito grave, porém, a conta pode ser encerrada sem aviso prévio. Vale citar que, em alguns casos, a atividade ilícita pode não ter sido realizada pelo usuário, mas sim por hackers que obtiveram a senha e utilizaram a conta para enviar spam, campanhas de phishing e conteúdos relacionados a exploração infantil, por exemplo. Por isso, é importante fazer ajustes para reforçar a segurança da conta.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Muitas das decisões do Google para cancelar contas, remover aplicativos da Play Store ou derrubar vídeos no YouTube são feitas por sistemas automatizados. Portanto, caso acredite que a empresa cometeu um equívoco, o usuário pode pedir revisão do cancelamento e solicitar a restauração da conta. Para isso, basta fazer login como de costume, escolher a opção "Tentar restaurar" e seguir as instruções indicadas. É possível, ainda, fazer o download dos dados da conta desativada e salvá-los utilizando alguns serviços do Google.

A melhor forma de evitar que sua conta seja banida é conhecer e seguir os termos de uso dos serviços do Google. Confira abaixo sete motivos que podem levar à suspensão permanente da conta e fique atento para não incorrer em nenhuma dessas práticas.

1. Violação dos termos de uso

Toda e qualquer conta do Google pode ser encerrada se o usuário não seguir as políticas da empresa. Isso inclui não apenas os termos de uso do Google, mas também de seus produtos, como YouTube e Play Store. No caso portal de vídeos, por exemplo, é proibido postar conteúdos pornográficos ou sexualmente explícitos. A loja de aplicativos do Google, por sua vez, não permite apps que violem direitos de propriedade intelectual de outras pessoas. Ações que contrariem essas determinações podem resultar na suspensão da conta.

2. Envio de phishing e malware

O envio de e-mails falsos é uma das modalidades mais recorrentes de phishing. Não por acaso, o Google proíbe o uso do Gmail e dos seus demais serviços para a realização desse tipo de atividade criminosa. O envio de malwares, bem como de outros softwares e códigos nocivos, também é proibido pela empresa.

3. Prática de spam

O Google não permite o uso de seus serviços para o envio de materiais indesejados ou não autorizados pelo destinatário — os populares e irritantes spams. Em sua página de suporte, a empresa classifica como spam e-mails, comentários, fotos, resenhas ou qualquer outro material promocional ou comercial não solicitado. Enviar conteúdo para pessoas que você não conhece ou para muitas pessoas ao mesmo tempo também pode resultar no encerramento da conta.

4. Compartilhamento de conteúdo relacionado a exploração infantil

Criar, compartilhar, enviar e fazer o upload de conteúdos que caracterizam exploração ou abuso de crianças é uma prática terminantemente proibida pelo Google. Imagens de abuso sexual infantil, incluindo desenhos, e materiais que apresentem crianças de forma sexualizada são removidos dos servidores da empresa. Além de ter a conta suspensa, o usuário pode ser denunciado ao Centro Nacional para Crianças Desaparecidas e Exploradas (N

... CMEC, na sigla em inglês) e a autoridades legais.

5. Compartilhamento de conteúdo terrorista

Não utilize os serviços do Google para compartilhar conteúdo destinado a recrutar pessoas para organizações terroristas, incitar violência, glorificar ataques terroristas ou promover atos de terrorismo. Vale ressaltar, porém, que é permitido postar materiais relacionados a esse tema para fins educacionais, documentais, científicos ou artísticos. Nesses casos, certifique-se de disponibilizar informações suficientes para que as pessoas entendam o contexto.

6. Criação de contas falsas

Com o objetivo de evitar golpes de engenharia social, o Google proíbe o uso de seus serviços para a criação de identidades falsas. Criar um endereço do Gmail que sugira, de forma inverídica, que alguém trabalha para uma organização governamental, por exemplo, constitui uma violação das políticas da empresa. No entanto, não há problema em um fã criar uma conta de e-mail com o nome de uma celebridade.

7. Uso de bots para envio de mensagens automáticas

Não é permitido usar a conta do Google para fazer chamadas telefônicas ou enviar mensagens a partir de bots, programas autônomos criados para rodar pela Internet realizando tarefas repetitivas e automatizadas. O uso de robôs também é proibido pelo Adsense. É comum que esses softwares sejam usados para expandir o volume de tráfego e assim aumentar os custos de um anunciante ou os ganhos de um editor.

"Os cliques nos anúncios do Google precisam partir do real interesse do usuário. Todo e qualquer método usado para gerar cliques ou impressões de modo artificial é estritamente proibido pelas políticas do programa", afirma o Google na página de suporte do Adsense.

Via Google



>>> Veja o artigo completo no TechTudo