Remote Play é uma função bastante útil que permite transmitir o gameplay de seu console ou PC para um outro aparelho, normalmente menor e menos potente, como um videogame portátil ou um smartphone. A função começou a ganhar força no início dessa geração de consoles e hoje está disponível em praticamente todos os aparelhos como PlayStation 4, Xbox One e PC - através da loja digital Steam. Confira como cada plataforma utiliza a função Remote Play e entenda melhor como ela funciona em cada uma delas.

Como funciona?

Remote Play, como o nome sugere, significa "jogar remotamente", utilizar outro aparelho como se fosse um controle remoto do videogame ou PC que funciona como base. Por exemplo, ao utilizar um smartphone para fazer Remote Play com seu PlayStation 4 o telefone não utiliza seu próprio poder de processamento para gerar os gráficos. O trabalho duro continua com o PlayStation 4, a única diferença é que ao invés de exibir sua imagem na TV através de um cabo ele a transmite diretamente para o telefone através de uma conexão sem fio.

Devido a essa transmissão de informações é preciso sempre que todos os aparelhos estejam na mesma rede local, conectados ao mesmo roteador. Algumas vezes a função de Remote Play pode apresentar alguns problemas como atraso nos controles e na imagem, perda de qualidade dos gráficos, e até mesmo falhas ocasionais de funcionamento. Para maximizar a experiência é recomendado que o videogame esteja conectado através de um cabo ao roteador, que a conexão tenha uma boa velocidade de upload e que o jogador não se distancie demais do aparelho.

Remote Play com o PlayStation 4

O PlayStation 4 é o console com mais opções de Remote Play atualmente. É possível transmitir seu jogo para aparelhos como um smartphone, seu computador, o portátil PlayStation Vita ou o dispositivo PlayStation TV. Recentemente uma atualização do PlayStation 4 estendeu a compatibilidade do Remote Play para mais dispositivos Android, então jogadores que antes não tinham aparelhos compatíveis podem tentar novamente.

Para conectar seu PlayStation 4 a qualquer dispositivo primeiro é preciso habilitá-lo para tal. No menu do console vá em "Configurações" e então em "Configurações de conexão para Uso remoto". Selecione a opção "Habilitar Uso remoto" e "Conectar-se diretamente com o PS Vita/PS TV" se esta última for sua opção desejada de Remote Play.

Caso deseje conectar um smartphone clique neste link para baixar o App Remote Play da Sony para Android ou iOS (iPhone e iPad) de acordo com sua plataforma. Após conectar sua conta da PSN o App irá procurar por um PlayStation 4 próximo para se conectar. A tela exibe o gameplay e há controles de toque que podem ser separados da ação na vertical ou integrados à tela na horizontal.

Ao conectar seu PlayStation 4 em um dispositivo como o PS Vita ou PS TV é preciso que ambos estejam com seus sistemas atualizados. Basta selecionar o App "PS4 Link" que já vem em ambos os aparelhos para conectá-los ao console. Não é preciso baixar nada no PlayStation 4 para realizar a conexão. No caso do PS Vita ele se torna o próprio controle, enquanto o PS TV precisa de um DualShock separado para ele.

Por último, para conectar seu PlayStation 4 ao PC ou Mac utilize este mesmo link para fazer download do programa que realiza a conexão. Será preciso registrar o PlayStation 4 no computador escolhido e utilizar um cabo USB para conectar o DualShock 4 para jogar. É possível usar o mesmo cabo que acompanha o controle.

Remote Play com o Xbox One

Atualmente o Xbox One apenas oferece a possibilidade de jogar remotamente em um P

... C com Windows 10, mas a Microsoft já está em fase de testes para oferecer Remote Play para smartphones e tablets no futuro. Atualmente esses testes apenas estão em vigor para dispositivos Android e para participantes do programa Xbox Insider.

Para conectar o Xbox One ao PC é preciso que o sistema operacional seja Windows 10 e que a conta da Microsoft utilizada no console e no computador seja a mesma. Nas configurações do Xbox One, vá em "Preferências" e então "Conectividade do aplicativo Xbox". Ligue as opção "Permitir Streaming de jogos para outros dispositivos" e "Permitido apenas para perfis conectados a este Xbox".

Após liberar a permissão no console, basta abrir o App do Xbox Companion App no PC com Windows 10 e clicar no ícone "Conexão", o penúltimo da barra de ferramentas à esquerda. Seu computador irá procurar por consoles Xbox One conectados na mesma rede para permitir Remote Play. Para controlar o game é preciso conectar um joystick do Xbox One ao PC.

Remote Play com Steam

A loja da Valve oferece Remote Play para smartphones, tablets, algumas TVs e várias outras plataformas no formato do "Steam Link". No início, o Steam Link era um aparelho físico que servia para conectar à TV e transmitir seus jogos do PC, mas atualmente o nome é usado para todo o processo de Remote Play do Steam. Apesar disso o aparelho ainda existe e recebe suporte da Valve.

Para conectar o Steam em um smartphone ou outro dispositivo primeiro abra o cliente do Steam, clique na opção "Exibir" e em "Configurações". Selecione a opção "Remote Play" no menu de itens à esquerda e então "Ativar Remote Play" para permitir conexões. Este menu contém também opções que podem valer a pena para usuários mais avançados que queiram extrair a melhor performance do Remote Play.

Após liberar a permissão no PC basta baixar o App do Steam Link para seu smartphone ou tablet através deste link. Ao abrir o App ele oferecerá um código para inserir quando o Steam pedir para autorizar o uso. É possível controlar o game com um controle do Steam, joysticks Bluetooth ou pela tela de toque do celular. Clique então em "Começar a jogar" para usar o Remote Play.

Tem dúvidas sobre como jogar remotamente no PS4? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo