A Apple lançou, nesta quarta-feira (13) o novo MacBook Pro 2019, com tela de 16 polegadas. Fazendo mistério sobre o lançamento, era esperado que o anúncio fosse feito até o fim da semana. Entre os destaques do novo modelo estão os reforços no hardware e uma série de modificações no teclado, com a chegada do Magic Keyboard (Teclado Mágico), versão melhorada do teclado estilo tesoura, que era usado em notebooks anteriores da marca.

Em suas especificações, o novo MacBook Pro conta com processadores Intel Core i9, além de placas Radeon Pro 5500M, da AMD. O novo MacBook Pro de 16” já está disponível para compra na loja oficial da Apple no Brasil, com preço sugerido de R$ 21.299 para a opção com processador Intel Core i7 e 512GB de SSD e R$ 24.599 para uma configuração com Intel Core i9 e SSD de 1TB.

O destaque da nova versão do MacBook Pro fica por conta da revisão no teclado. O modelo antigo, presente nos MacBooks Pro e Air usava um mecanismo chamado de borboleta, que aciona as teclas de maneira diferente. Longe de ser uma unanimidade, o design rende teclas de curso muito curto e, por ser mais frágil, rendeu uma série de reclamações de usuários. Antes de lançar o novo MacBook Pro 2019, a Apple precisou fazer diversos programas de substituição para resolver o problema.

Agora, o MacBook Pro 16” usa um teclado com acionamento mais convencional e com algumas modificações interessantes, como a inclusão da tecla ESC, que havia sido eliminada com a introdução da Touch Bar. Na outra ponta, há um leitor de impressão digitais Touch ID.

A tela, com uma polegada a mais, ganhou alguns pixels de resolução, se comparada ao display dos modelos de 15". Feita de retina, a tela soma 3072 x 1920 pixels e registra uma densidade de pixels na faixa dos 226 pixels por polegada (os modelos de 15 polegadas ficam pouco abaixo, com 220 ppi).

Hardware poderoso

O modelo de 16 polegadas poderá ser encontrado com configurações com Intel Core i7 de seis núcleos ou com Intel Core i9 de oito núcleos, ambos de nona geração. Na memória RAM, as opções podem começam em 64GB de DDR4 de 2.666 MHz e de velocidade. Uma outra opção disponível impressiona ainda mais, com a oferta de configurações com 8TB de SSDs NVMe de alta velocidade.

O processamento gráfico também ganhou upgrades. O consumidor poderá optar pelas Radeon Pro 5300M ou 5500M. Das duas, a última opção vem combinada ainda a 8GB de memória GDDR6 – suficiente para render 80% mais performance gráfica dos que as Veja 20 usadas nos Pro de 15 polegadas top de linha.

Com um hardware tão poderoso e os casos de throttling severo - quando o processador desacelera para evitar danos por temperatura - dos Pro com Core i9, as dúvidas em relação à capacidade do portátil controlar a temperatura são naturais. A Apple, no entanto, afirma que redesenhou o sistema de refrigeração para um controle mais eficiente: com ganhos de 28% na circulação induzida de ar, de 35% na superfície dos dissipadores de calor, a marca promete que o MacBook Pro de 16 polegadas terá cap

... acidade de se manter em alta performance por mais tempo.

O computador tem ainda sistema de som Dolby Atmos, saída para fones de ouvido e as mesmas quatro portas Thunderbolt/USB-C disponíveis nos Pro top de linha atuais. A bateria, de 100 Wh (watts-hora) deve manter o sistema em operação por 11 horas.

Qual comprar: Macbook Air ou MacBook Pro? Tire suas dúvidas no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo