Este domingo (3) marca a data limite para que o iPhone 5 pare de funcionar quase que por completo, de acordo com alerta emitido pela própria Apple. A possível pane é causada por um problema com o GPS, que afeta também os aplicativos que dependem dele para funcionar. A empresa recomenda que os dispositivos antigos sejam atualizados para o sistema iOS 10.3.4 o quanto antes.

Não é mais possível realizar a atualização sem fio – a mais conveniente – desde as 21h de sábado (02). Ainda assim, existem formas de colocar o telefone para funcionar novamente. Confira a seguir. Será necessário um computador com iTunes, pois a pane desabilita o iCloud.

Entenda o problema

A Apple explicou que o problema pode afetar apenas o GPS nos dispositivos mais antigos como o iPhone 4S, o iPad Mini da primeira geração e os iPads de segunda, terceira e quarta gerações. Se o usuário se esquecer de atualizá-los, os demais aplicativos continuarão funcionando.

O problema com GPS se deve a uma mudança no mecanismo que mensura o tempo. O recurso realiza uma contagem de semanas até 1.024, quando ele atinge esse número, o contador volta para zero. Assim, o GPS se confunde e para de funcionar, pois ele necessita de números precisos para executar as aplicações. Esta correção já foi projetada nos telefones mais recentes, porém os antigos precisam da atualização.

Como corrigir

O usuário poderia baixar a versão iOS 10.3.4 sem a necessidade de um computador até a noite de sábado. Se você deixou a data passar, vai precisar realizar um backup do telefone e fazer a restauração através de um computador. Com o GPS travado, o iCloud não pode funcionar, por isso ele não vai conseguir baixar a nova versão do iOS através da conexão sem fio como é realizado normalmente.

Confira o passo a passo fornecido pela Apple

  1. Se for Windows ou Mac com macOS Mojave ou anterior: abra o iTunes. Se for um Mac com macOS Catalina, abra o Finder.
  2. Conecte o dispositivo ao computador com um cabo USB. Talvez seja preciso autorizar a função “Confiar neste computador”.
  3. Selecione o iPhone na janela do iTunes ou Finder.
  4. Selecione "Restaurar Backup" e opte pela data mais relevante. Tenha em mente que os dados gerados depois daquele período serão perdidos.
  5. Clique em "Restaurar" e aguarde a conclusão da restauração.
  6. Não desconecte o iPhone quando ele reiniciar. É preciso aguardar a sincronização com o computador.
  7. Em seguida, siga eventuais instruções para instalar a versão mais recente do iOS

Panes no passado

No ano passado, a pane afetou alguns iPhones devido à mudança no horário de verão. Quando o contador chegou às 2h15 do dia 2 de novembro, os iPhones travaram várias vezes. O p

... roblema também afetou os Apple Watchs que ficaram em um loop de travamento e reinicialização.

Embora a Apple informe que o bug com GPS não vai afetar os dispositivos até 12:00 do dia 3 de novembro, considerando o horário do Meridiano de Greenwich, é melhor atualizá-los o quanto antes. Pode acontecer do telefone parar de funcionar antes da hora devido aos fusos horários.

Com informações de Apple e The Verge



>>> Veja o artigo completo no TechTudo