O jogador de Hearthstone Chung "Blitzchung" Ng Wai teve seu tempo de suspensão reduzido pela Blizzard Entertainment na última sexta-feira (11). Na última semana, o pro player havia sido banido das competições oficiais do game por um ano e perdido suas premiações no Hearthstone GrandMasters. A punição veio depois que o atleta fez um comentário de apoio aos protestos que estão acontecendo em Hong Kong em entrevista. Agora, a desenvolvedora anunciou que Blitzchung teve seu ban reduzido para seis meses e também poderá receber suas premiações do torneio.

Os dois comentaristas que fizeram a entrevista com Blitzchung também haviam sido punidos por, segundo a desenvolvedora, encorajarem o jogador a fazer o comentário. Os casters também tiveram suas suspensões reduzidas para seis meses. O anúncio veio depois de uma reação negativa da comunidade com o ocorrido, o que gerou uma onda de boicotes ao Hearthstone e também a outros títulos da Blizzard. A comunidade acusou a desenvolvedora de estar censurando os envolvidos.

Segundo o presidente de Blizzard, J. Allen Brack, o foco nos eventos de esportes eletrônicos deveria ser sempre o jogo em si e estar longe de assuntos políticos, mesmo que a desenvolvedora defenda a diversidade de pensamentos em geral. J. Allen também lembrou que os próximos torneios da Blizzard continuarão com as mesmas regras para afastar as competições de questões consideradas pela empresa como mais polêmicas.

Quer comprar consoles, jogos e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Pronunciamento da Riot Games

Após essa polêmica, a Riot Games, desenvolvedora do League of Legends (LoL), também se pronunciou sobre o assunto por conta do Mundial de LoL, que acontece desde o dia 2 de outubro. Em nota publicada na sext

... a-feira (11), via Twitter, a empresa aconselhou seus casters e pro players a não se posicionarem sobre assuntos sensíveis (exemplificados como questões políticas e religiosas) em eventos do jogo.

Via Dbltap e lolesports



>>> Veja o artigo completo no TechTudo